Escola do Legislativo beneficia cerca de 3 mil pessoas em Roraima

Ensinar outros idiomas e as novas tecnologias por meio da informática, além de preparar de forma mais qualificada o cidadão para concorrer a uma vaga em certames ou no vestibular/Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa é a meta da Escola do Legislativo, programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima, que atende diretamente mais de três mil pessoas em núcleos na capital e no interior.

A Escola do Legislativo, sediada na rua Agnelo Bittencourt, no Centro de Boa Vista, possuiu ainda a Unidade Silvio Botelho, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoas, na zona Oeste. Integram ainda o programa os Núcleos do Poder Legislativo em Alto Alegre, Bonfim e Iracema, inaugurados em abril e agosto deste ano.

Na Unidade Silvio Botelho, por exemplo, são mais de 1,8 mil alunos inscritos nos cursos de Inglês, Espanhol, Informática, pré-concurso e pré-vestibular/ENEM. No interior essa somatória ultrapassa os 1,2 mil matriculados, entre crianças, jovens e adultos, com ensino de línguas estrangeiras e Informática.

Em Iracema, o missionário Clauber José da Silva, juntamente com a família, passou a fazer parte do quadro de matriculados da Escola do Legislativo naquela região e ficou satisfeito com a iniciativa da Assembleia em estar mais próxima da população do interior do Estado. “É muito boa essa iniciativa, em promover esses cursos importantes”, comentou, dizendo que a profissão e a localização geográfica de Roraima estimulam a procura por aprendizagem.

“No meu caso, que sou missionário, aprender os novos idiomas, não só para mim, mas para toda comunidade, pelo fato da localização do estado de Roraima por ficar assim próximo as fronteiras de países que falam espanhol e inglês”, contou Silva. Segundo ele, em Manaus, cidade de origem da família, não há esse tipo de oferta a população. “É muito difícil ter cursos assim de forma gratuita e isso me chamou muito a atenção”, destacou o missionário.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, enfatizou sobre a receptividade dos cidadãos pelos cursos da Escola do Legislativo, que tem focado na educação e qualificação de pessoas da comunidade e de servidores da Assembleia. “Percebemos o quanto a população busca melhorar seus conhecimentos, ampliar com esses cursos o seu próprio desenvolvimento pessoal e colaborando também para perspectivas profissionais que abrem no mercado de trabalho”, ressaltou.

Para o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), a Escola do Legislativo tem a proposta de educar, capacitar, oportunizar o ingresso ao mercado de trabalho, bem como colaborar para um futuro mais promissor. “Não é à toa que estamos em vários municípios e as pessoas estão gostando e querem participar”, disse.

Yasmin Guedes

Escola do Legislativo será multiplicadora de projeto sobre educação empreendedora

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), por meio da Escola do Legislativo, iniciará na próxima semana o projeto Crescendo e Empreendendo, voltado para o público em idade de ensino médio. A primeira turma a ser beneficiada com o projeto já está fechada. Serão dois dias de curso com uma carga horária de 12h. A meta da instituição é até o final deste ano realizar seis edições do projeto, inclusive no interior do Estado.

“Nesta primeira edição do curso, que será em Boa Vista, vamos atender 25 pessoas. O curso trabalhará práticas vivenciais, de comportamento e de como agir e atuar com estratégia de empreendedorismo”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo.

O curso será ministrado nos dias 02 e 03 de outubro. No primeiro dia, na segunda-feira, 02, a aula será das 14h às 18h. Na terça-feira, 03, será das 08h às 12h e das 14h às 18h, na unidade da Escola do Legislativo localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, 1.313, bairro Silvio Botelho.

“Essa é uma parceria com o Sebrae em Roraima, que tem um programa de educação empreendedora. Vamos participar como multiplicadores do projeto Crescendo e Empreendendo. Os nossos servidores da Escola do Legislativo, que foram capacitados pelo Sebrae, é que vão ministrar o curso”, explicou a diretora. A Assembleia Legislativa também contribui com toda a logística como salas de aula e material didático.

Conforme Leila, o projeto tem a finalidade de atender o público em idade escolar de ensino médio, associações, organizações não-governamentais e comunidade em geral. A instituição pretende, até o final deste ano, atender o público das unidades do Poder Legislativo nos municípios de Bonfim e Alto Alegre. “Teremos uma turma também no município de Amajari para atender a associação dos moradores”, complementou, ao comentar que o projeto também atende os servidores do Legislativo e do programa Abrindo Caminhos.

Essas parcerias, disse a diretora, contribuem para alcançar ainda mais a população e oportunizá-la com cursos tão necessários à vida profissional. “Mais uma vez a Assembleia Legislativa por meio da Escola do Legislativo tem buscado ampliar seu trabalho e suas estratégias de atuação para oportunizar os jovens e as pessoas da comunidade que queiram cada vez mais novas perspectivas. E se tratando de empreendedorismo, o conteúdo é importante e fundamental porque auxilia no desenvolvimento pessoal, profissional, nas relações interpessoais e na interação familiar, além de melhorar as perspectivas de empreender para negócios e carreiras do futuro”, ressaltou.

 

Marilena Freitas

CVV começa a disponibilizar atendimento à população de Roraima

Quem estiver passando por problemas que resultam em aflições, emoções, angústias e preocupações, pode procurar, a partir de agora, o CVV (Centro de Valorização da Vida) em Roraima, que dispõe de serviço gratuito de prevenção do suicídio. Uma equipe de voluntários está disponível para atender pelo telefone 3623-2426, às sextas-feiras das 15h às 19h e aos sábados e domingos das 8h às 23h. O CVV funciona no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa, na avenida Capitão Júlio Bezerra, 193 (ao lado do Hospital Coronel Mota).

Dados do dia 21 deste mês, do Ministério da Saúde, informam que no Brasil a média anual é de 11 mil suicídios, sendo a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Em Roraima, de janeiro a setembro deste ano, o Núcleo de Estatística da Polícia Civil registrou 25 casos de suicídio no Estado, sendo a segunda Unidade da Federação onde mais pessoas põem fim a própria vida.

O CVV é uma entidade que disponibiliza serviço voluntário, sem cunho político ou religioso de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, por meio de ligação telefônica. No período da implantação do CVV em Boa Vista, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima foi e continua sendo uma das parceiras do Centro. A deputada Lenir Rodrigues (PPS), procuradora especial da mulher, disse que o CVV é uma ferramenta que tem a intenção de combater os casos de suicídio no Estado.

“A cada 15 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil, uma doença que não está associado a doenças mentais ou a uso de drogas, mas a depressão, que contribui muito para que as pessoas cometam esse ato contra a própria vida. Como não sabemos como estão aqueles que estão a nossa volta, então é preciso sempre dar uma atenção especial, uma palavra amiga, um apoio, para que possamos valorizar a vida”, ressaltou Lenir Rodrigues.

A parlamentar comentou que o CVV em Roraima vai contribuir e muito com o trabalho de prevenção ao suicídio. “Acreditamos que a prevenção é uma ferramenta que tem eficácia para combater esses altos índices de suicídio em Roraima. Inclusive os profissionais da Procuradoria Especial da Mulher e do CVV irão fazer um trabalho na área indígena do DSEI-Leste [Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima], para debater sobre esse tema”, disse Lenir.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), lembrou que, ao ser consultado sobre a implantação do CVV em Roraima, deu total apoio a instalação desse projeto no Estado. “Não posso deixar de agradecer a iniciativa da coordenação nacional do Centro em trazer esse projeto para Roraima e da deputada Lenir que esteve envolvida nesse processo desde o início”, frisou, ressaltando que esse serviço é importante para a população. “Digo que esse projeto é importante porque está ajudando na prevenção de tantos problemas, principalmente na questão do suicídio, que é uma questão de saúde pública. A Assembleia é parceira do CVV, que considero um braço para cuidar da saúde da nossa gente”, comentou Jalser Renier.

A coordenadora do CVV em Roraima, psicóloga Adriana dos Prazeres, informou que o profissional voluntário do CVV está disponível para atender e conversar de maneira compreensiva e sem fazer julgamentos de sentimentos, de forma anônima. “Estamos no CVV para darmos apoio emocional, pois muitas vezes as pessoas querem conversar com alguém, desabafar, mas não tem com quem”, disse.

Edilson Rodrigues