Pular para o conteúdo

Alunos de comunidades indígenas do Amajarí participam do Cine ALE nessa quinta-feira, 30

À tarde dessa quinta-feira (30) será especial para cerca de 300 crianças e adolescente de quatro comunidades indígenas do município do Amajarí, cidade ao Norte do Estado localizada a 164 quilômetros de Boa Vista. Isso por que virão à Boa Vista para assistir a uma sessão de cinema, a partir das 14h, pelo programa Cine ALE Cidadania, programa da Assembleia Legislativa de Roraima. O filme será A Liga da Justiça, no Cine Super K.

Para o estudante do 6º ano do ensino Fundamental, da escola estadual Indígena Tuxaua Manoel Horácio, Marcos Vinícius Lourenço, de 12 anos, essa será a primeira vez que entrará numa sala de cinema. Tímido e ansioso para esse dia, o menino confessou que imagina uma tela grande e bem iluminada. “Com pipoca, refrigerante”, completou. Ele é morador da Comunidade Indígena do Guariba, localizado a 40 quilômetros da sede do Amajarí.

O professor de Marcos, Ozevaldo Wilson de Souza, lembrou que a primeira e última vez que esteve em uma sessão cinematográfica foi há pouco mais de 10 anos. Ele leciona a Língua Materna Wapixana e, para ele, esse momento é muito importante para toda a comunidade. “Espero que tenha mudado alguma coisa, que a tecnologia tenha avançado. Será muito bacana trazer as novidades para nossa comunidade”, contou.

Participam do Cine ALE Cidadania estudantes das escolas estaduais indígenas: Santa Luzia (Comunidade Três Corações), Manoel Horácio (Comunidade do Guariba), Tuxaua Raimundo Tenente (Comunidade do Araçá) e Tobias Barreto (Comunidade da Mangueira), todas localizadas no município do Amajarí. Todos serão transportados até Boa Vista e escoltados pela Polícia Militar de Roraima (PMRR) e Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).

O vice-tuxaua da Comunidade Três Corações, Oton Guimarães, acredita que essa iniciativa do Poder Legislativo é fundamental para mais acesso a conhecimento e educação. “É uma das coisas que veio para nós para abrir caminhos e conhecimentos aos nossos estudantes. Soma muito, nos gratifica muito, a criança sair do lugar e atrás de conhecimento é melhor para o futuro”, complementou.

Quem acompanhou a mobilização para este evento foi o deputado Marcelo Cabral (PMDB). Ressaltou a seriedade do programa em atender as comunidades indígenas daquele município. “Quero parabenizar ao presidente Jalser Renier por essa iniciativa e atendido as comunidades indígenas de Amajari”, disse.

A sessão será em 3D e o filme escolhido para este dia foi ‘A Liga da Justiça’, estreia mundial e todos os participantes receberão pipoca, água e refrigerante para torna esse momento ainda mais divertido. Antes, acompanharão um vídeo institucional sobre gravidez na adolescência e bullying, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima. “Pra nós é uma alegria chegar ao interior, nas comunidades indígenas, levar atração, cinema, cultura, levar algo que elas nunca tiveram”, destacou o presidente do Poder Legislativo, deputado Jalser Renier (SD).

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Em: 30.11.2017 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas