Audiência aborda desafios da agricultura familiar em Roraima

Acontece nesta quinta-feira (14), no plenário Deputado Valério Magalhães, da Assembleia Legislativa de Roraima, das 14h às 18h, a audiência pública ‘Problemática da Agricultura Familiar no Estado de Roraima’. A proposta, de autoria do presidente Jalser Renier (SD), pretende debater sobre os desafios enfrentados pelos produtores desde a orientação técnica ao escoamento.

Conforme o parlamentar, o evento reunirá representantes de diversos segmentos, como cooperativas, sindicatos, instituições públicas e privadas ligadas ao setor da agricultura familiar, além dos próprios agricultores. “É um setor econômico importantíssimo para a economia do nosso Estado e que deve receber um olhar diferenciado, atencioso por parte do Poder Público. É primordial a participação de todos nesse debate”, comentou o presidente.

Entre as pautas da audiência está a criação da Assistência Técnica e Extensão Rural, Regularização Fundiária e escoamento de produção, de Norte ao Sul de Roraima. Segundo o delegado federal da Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Serfal), Luís Teixeira, Roraima necessita de uma instituição ligada à assistência técnica do agricultor rural. “Somos o único estado que não temos e isso graças aos nossos governantes que impediram que fosse criada uma instituição de assistência técnica e extensão rural em nosso Estado e que faz muita falta para o agricultor, para o desenvolvimento geral da agricultura”, explicou.

A intenção, segundo ele, é buscar dentro dessa audiência, ideias e informações para implantação dessa assistência em Roraima que facilitará, ainda, o processo de escoamento de produção. O delegado explicou ainda, que muitas vezes os agricultores familiares não sabem o processo de venda, nem a quem procurar quando está com produtos prontos para o mercado. “Na realidade, vamos discutir meios e caminhos para que se possa facilitar a produção do agricultor, como a orientação do plantar até o vender”, complementou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR