Pais ou responsáveis por alunos do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, poderão participar nesta terça-feira (20), a partir das 19h, da primeira Roda de Conversa deste ano com o tema ‘Sejam Bem Vindos ao Nosso Caminho’. A atividade será mediada pelas psicólogas Launy Leal e Camila Sales.
Launy explicou que este encontro será um acolhimento aos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes integrantes do programa para que possam, assim, interagir sobre o desenvolvimento do trabalho. “E, em contrapartida, a gente vai perguntar o que eles vão fazer para cumprir estas metas junto com a gente. O Abrindo Caminhos sempre buscou essa parceria criança, pais e instituição e esse ano não poderia ser diferente”, disse.
Além das psicólogas, participam ainda a coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, e a assistente social da instituição, Leila Melo. Para fugir da conversa tradicional com os pais, as mediadoras aplicarão dinâmicas, com a proposta de quebrar a formalidade e aplicar o tema abordado com mais ênfase.
Uma dessas técnicas aplicadas promete fazer os pais recordarem a infância e enxergarem como têm se comportado com os filhos em casa. “Procuraremos que o pai volte a ver como era ele na infância para ele refletir como está sendo com o filho dele hoje”, disse. Segundo Lauany, após as rodas de conversa há um efeito positivo tanto para as crianças, com reflexo no comportamento perante a família e também no próprio Abrindo Caminhos. O programa funciona na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará.
Por Yasmin Guedes
SupCom/ALE-RR