Pular para o conteúdo

Aluna da Escola do Legislativo é aprovada em primeiro lugar em curso da UFRR

Para a agora universitária Rafaela Porfírio, 2018 começou com o pé direito após a divulgação do resultado do vestibular da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e a aprovação em primeiro lugar nas vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o curso de Enfermagem, um dos mais concorridos da instituição.

A preparação ganhou reforço com a oferta de cursinho preparatório para ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, localizada na zona Oeste de Boa Vista.

O resultado, segundo a mãe de Rafaela, Roseneide Farias, que incentiva os filhos a seguirem o caminho dos estudos, é o reconhecimento ao esforço da filha. “A Rafaela é meu orgulho”, declara ao contar a história de vida da família enquanto enxuga as lágrimas.

Há sete anos, a técnica em enfermagem cuida sozinha dos três filhos com de sete, 14 e 17 anos, e mesmo com as dificuldades o sonho de vê-los no caminho certo continua. “É difícil, mas a gente consegue. Eu tenho Rafaela como exemplo e apoio, sem ela eu não estaria aqui. Não teria condições de cuidar desses meninos”, complementou a mãe ao dizer que a adolescente sempre foi responsável e dedicada aos estudos e aos irmãos.

“Eu digo pra eles que sem educação a gente não chega a lugar algum, que não importa onde você esteja, mas a educação vai transformar você e Roraima é um leque de oportunidades. Pra escola eu não meço esforço e sempre participo de tudo”, ressaltou Roseneide.

Para ajudar Rafaela, que cursava o ensino médio no Instituto Federal de Roraima, assim que soube da chegada de cursinho preparatório na Escola do Legislativo, não perdeu tempo e fez a inscrição da filha. “Fiz a matrícula e quando ela não ia, eu ia e pegava o material e ainda estudava por ela. Às vezes, cansada ela terminava os trabalhos da escola no cursinho e eu via que diante das dificuldades, eu também poderia ajudar dessa forma. Eu ia, estudava e repassava o assunto”, confessa Roseneide.

As aulas da filha na UFRR começam dia 12 de março. “Quando ela dizia que não aguentava, que estava cansada, eu dizia que a gente ganhou essa oportunidade e não podemos dispensar”, frisou.

Rafaela confessa que não vê a hora de começar os estudos, um sonho desde criança e que agora será realizado graças ao esforço, dedicação e reforço da Escola do Legislativo. A garota, que aos 17 anos carrega a responsabilidade de ajudar na reconstrução familiar após a separação dos pais, chora ao lembrar a luta da mãe para educar todos. “Depois da separação eu tive que ser o pai da casa. Ajudei a criar meus irmãos, criamos um laço tão forte que meu irmão me chamava de mãe porque minha mãe tinha que trabalhar”, recorda.

Na Escola do Legislativo, a adolescente aproveitou a oportunidade para cursar inglês e o preparatório pra Enem e Vestibular, o que auxiliou na realização da prova da UFRR e, consequentemente, na aprovação do curso que mais desejava. “Foi um reforço magnífico. Muitas coisas eu já tinha esquecido, coisas novas que eu vi tudo no Legislativo. O material, todas as matérias, exercícios, tudo ajudou, as questões, os resumos, tudo veio para apoiar”, completa.

Para a coordenadora da Unidade Silvio Botelho, Jane Benedetti, histórias como a de Rafaela, mostram que o trabalho executado pela Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio da Escola do Legislativo, surte efeito positivo na sociedade. “Nos traz a comprovação que estamos no caminho certo, o trabalho está dando resultado”, conta.

Adiantou que em breve, a Escola do Legislativo estará com inscrições abertas para preparatório para concurso público e no próximo semestre, os vestibulandos terão a chance de uma preparação com qualidade para as provas de final de ano. Mais informações sobre cursos pelo telefone 98402-3402.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas