Escola do Legislativo oferta quase 1.500 vagas para cursos preparatórios e de capacitação

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – Unidade Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, está com inscrições abertas, e gratuitas, para cursos de capacitação em áreas administrativas, empreendedorismo e preparatórios para concursos públicos e vestibulares, que iniciam na próxima segunda-feira, 12 de março. Estão sendo oferecidas 1.400 vagas para aulas totalmente presenciais.

Os interessados podem procurar a sede da instituição, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Conforme a coordenadora da Unidade, Jane Benedetti, os futuros alunos devem apresentar no ato da inscrição, a documentação pessoal, comprovante de residência e o número de telefone para contato. Mais informações pelo telefone (95) 98402-3402. “Todos os cursos são gratuitos, com carga entre 8h e 32h, com certificado emitido pela instituição àqueles com mais de 75% de frequência nas aulas”, reforçou.

Reserva – Devido à demanda, muitas vezes é formado um cadastro de reserva para convocação posterior. Segundo Jane, os candidatos inscritos na lista de reserva de 2017 foram convocados agora no início de 2018, para compor as novas turmas de cursos como Informática, Língua Estrangeira, Auxiliar Administrativo, entre outros. “Quando as pessoas procuram a Escola do Legislativo, sempre atendemos de forma que elas saiam daqui satisfeitas e matriculadas nos cursos desejados”, comentou.

 

Programação

 

Curso

Início

Dias

Horário

Carga

Informática para concurso

12/03

2ª, 4ª e 6ª

8h-12h

32h

Empreendedor do Futuro

12/03

2ª, 3ª e 4ª

14h-18h

12h

Auxiliar administrativo

12/03

2ª a 6ª

18h-22h

20h

Resolução de questões da Língua Portuguesa

13/03

3ª e 5ª

14h-16h

30h

Resolução de Questões do Direito Constitucional

13/03

14h-16h

10h

Teoria do Direito Constitucional

15/03

18h-22h

12h

Chefia e Liderança

19/03

2ª e 4ª

8h-12h

08h

Coaching Motivacional e Marketing Pessoal

19/03

2ª e 4ª

8h-12h

08h

Gestão de Conflitos no Ambiente de trabalho

26/03

2ª, 3ª e 4ª

08h-12h

12h

Interpretação de Texto

26/03

2ª, 4ª e 6ª

14h-16h

20h

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

PROCON ASSEMBLEIA – Banco do Brasil e Caixa vão atender clientes na Semana do Consumidor

O consumidor que tiver alguma pendência relacionada ao sistema financeiro operado pelo Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) deve procurar o Procon Assembleia de 12 a 16 de março, para buscar a solução do problema. É que nesse período acontecerá a Semana do Consumidor, que será realizada na sede da entidade, localizada na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, das 7h30 às 13h30.

O evento faz parte do ‘Procon Assembleia mais perto de você’, e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também estarão presente neste ação. “Durante essa semana haverá um atendimento especializado ao consumidor, com intuito de demonstrar que esses parceiros têm interesse em atender melhor os clientes. Todos os atendimentos que existem no Banco do Brasil e na Caixa Econômica serão disponibilizados aqui. Quem também tiver problema com telefonia, aproveite a oportunidade para resolver sua pendência”, explicou Eumária Aguiar, diretora do Procon Assembleia, ao salientar que o Senac estará divulgando os serviços que oferecem aos consumidores.

Segundo a diretora, os representantes das empresas que vão participar do evento são preparados para dirimir as dúvidas e solucionar o problema. “São pessoas que têm conhecimento de todas as atividades desenvolvidas pelos bancos. As situações que não forem possíveis resolver de imediato, os gerentes vão levar, e no outro dia trazer a solução”, esclareceu Eumaria.

Essas empresas foram convidadas com base nas principais demandas recebidas pelo Procon Assembleia. As estatísticas mostram que do total de atendimentos no último quadrimestre do ano passado, 44% são reclamações contra as empresas de telecomunicações, seguido das instituições financeiras que representam 29%, das prestadoras de serviços privados, que equivale a 19%, ficando energia e água com 2% e 1%, respectivamente.

DATA – O Dia Internacional do Consumidor é comemorado em 15 de março. A data foi instituída em 1962 depois que o presidente norte-americano John Kennedy destacou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. A primeira comemoração ocorreu no dia 15 de março de 1983. Dois após, as Organização das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes Gerais das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional à data. “O objetivo da data é propagar a luta e o conhecimento sobre os direitos do consumidor, pois muito mais importante que as leis, é fortalecer um movimento em prol de relações de consumo saudáveis”, disse Eumária.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

RODA DE CONVERSA – Educar é Prevenir encerra atividades na Escola Gonçalves Dias

O projeto Educar é Prevenir, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), por meio do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher, encerrou nesta sexta-feira, 09, as atividades em mais uma escola da Capital. Os alunos e o corpo docente da Escola Estadual Gonçalves Dias, localizada no bairro Canarinho, participaram de uma roda de conversa com a rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

“Por ser uma escola muito grande as atividades foram desenvolvidas com todos os representantes de sala. Foram cinco dias de muita capacitação e reflexão junto aos professores para empoderá-los a trabalhar o ano todo, abordando sobre a exploração e o abuso sexual. Alguns professores desconheciam a questão do tráfico de pessoas e até que aqui em Roraima é rota para outros países. Agora temos 14 escolas capacitadas, distinguindo o que é o abuso da exploração sexual”, avaliou Socorro Santos, coordenadora do Núcleo.

A aluna do primeiro ano do ensino médio, Dienyfer da Silva, 15 anos, foi uma das que recebeu a capacitação. “A capacitação trouxe mais conhecimento e fiquei bem surpresa sobre o tráfico de mulheres na região. Por ser uma cidade pequena não fazia ideia que isso acontecia. Como representante da sala, vou repassar aos meus colegas o conhecimento adquirido na palestra para que fiquem mais alerta”, disse.

O aluno do 3º ano do ensino médio, Matheus Vinícius Soares de Moraes, 18 anos, avaliou a capacitação como positiva por se tratar de um assunto que passa batido no cotidiano. “É como se fosse um tabu falar sobre isso. Quem sofreu não vai falar. E por Roraima ser uma das maiores rotas do tráfico de pessoas, a gente tem que conversar mais sobre isso, porque tem muitas pessoas, com renda baixa e sonhos grandes, que caem na conversa dos aliciadores. São as pessoas mais pobres e sem conhecimento que estão vulneráveis a esse tipo de aliciamento. Isso me assusta um pouco porque a pessoa simplesmente desaparece, não se tem mais contato. Quando a pessoa morre, acabou; mas quando desaparece, a gente fica com aquele medo, não sabe se vai reencontrar, é uma angústia eterna”, analisou.

A gestora da escola Maria Leila de Sales disse não ter dúvida sobre a importância do projeto para os professores e alunos do Gonçalves Dias. “Foi muito boa a passagem do projeto porque a curiosidade deles começou no momento recebemos o material, e trabalhar em cima dessa curiosidade facilita o nosso trabalho. A equipe escolar está empolgada com o repasse do tema para os demais alunos. O projeto Educar é Prevenir será um apoio às nossas atividades, porque muitas vezes os pais já não sabem mais trabalhar, e por não terem conhecimento sobre esse tema, a rede de enfrentamento facilita para a escola, uma vez que esses problemas acabam desaguando na escola”, afirmou a gestora.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Procuradoria Especial da Mulher realiza ‘Semana Alusiva a Endometriose’

A partir da próxima segunda-feira (12), a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, realizará uma programação alusiva a ‘Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose’, instituída pela Lei nº 1.111, de 24 de outubro de 2016, promulgada pelo Poder Legislativo, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (PPS).

Das 9h às 10h, da segunda-feira, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), haverá uma palestra para abrir a Semana da Endometriose, com a realização de uma mesa redonda cujos temas serão as causas e consequências da doença, além de explicar sobre as definições da Lei nº 1.111/16. A palestrante será a coordenadora da EndoMarcha em Boa Vista, Nathália Veras.

Para o dia 13 de março, das 10h às 12h, acontecerá uma panfletagem em frente à sede da Assembleia Legislativa de Roraima. Nos dias 14 e 15, das 16h às 18h, estudantes de duas escolas estaduais receberão palestras educativas sobre o tema, sendo elas Ana Libória, no bairro Mecejana, e Antônio Carlos Natalino, localizada no bairro Jóquei Clube, respectivamente.

“No dia 16 estaremos em uma exposição no Pátio Roraima Shopping [bairro Cauamé] levando informações corpo a corpo para que as mulheres tenham dimensão sobre o que é ter essa doença, com um grupo capacitado para fazer esse tipo de abordagem”, explicou a colaboradora da Semana da Endometriose, Socorro Santos. Essa ação acontecerá das 17h às 22h.

Socorro reforçou a seriedade que esse assunto deve ser tratado pela sociedade, principalmente pelas mulheres. Como portadora da doença, muitas vezes escutou de funcionários de hospitais que os desmaios provocados pelas dores eram ‘frescura’. “Essa doença não é frescura. Lembro que desde a primeira menstruação, que meu pai me levava desmaiada ao hospital e lá diziam isso e que eu mentia sobre as dores. Tempos depois veio a confirmação médica de que eu tinha essa doença”, compartilhou.

O fechamento desta programação acontecerá no dia 24 de março, com a realização da EndoMarcha, a partir das 8h, com concentração na Praça Barreto Leite, no Centro de Boa Vista, e o percurso percorrerá pontos importantes da região com chegada a Praça do Centro Cívico. “Estaremos panfletando, apitando. A gente convida toda a população o para estar conosco neste ato de conscientização. Mulher não é para sentir dores”, finalizou Socorro.

O QUE DIZ A LEI – A Lei nº 1.111/16 estabelece que na ‘Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose’ seja intensificada ações voltadas a esta temática, cuja finalidade de divulgar ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras; conscientização às portadoras da endometriose para tratamentos adequados; informar sobre os serviços ofertados as portadoras de endometriose pela rede pública, bem como garantir acesso e democratização sobre técnicas e procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos existentes; sensibilizar a sociedade para compreensão e apoio as mulheres com a doença.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Lei Maria da Penha é tema de palestra para funcionários de empresa privada

Em um ambiente onde a presença masculina predomina, a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, em alusão a Semana da Mulher realizou na manhã desta sexta-feira (9), na empresa Brasmol, no bairro São Vicente, uma palestra sobre violência doméstica e familiar a cerca de 50 funcionários entre vendedores, auxiliares, repositores, financeiro e recepção.

O auxiliar de estoque Alessandro Ambrósio chegou cedo e sentou na primeira fileira do auditório para acompanhar a palestra proferida pela procuradora adjunta Especial da Mulher, Sara Patrícia Farias. Ele contou que a divulgação das informações pertinentes a Lei Maria da Penha contribui para o fim da violência doméstica. “Esse trabalho é importante nas escolas, nas empresas, para que os homens coloquem a cabeça no lugar e aceitem que os direitos são iguais”, disse.

Segundo a recepcionista Priscila Tavares Ramos, na empresa o quadro de funcionários é composto, em maioria, por homens, principalmente nas áreas de estocagem, marcenaria, entre outros. Lamentou que mesmo a sociedade trabalhando na disseminação de informações, agressões e o feminicídio ainda continuam nos noticiários em todo o Brasil.

“É muito importante trazer essas informações, não somente às mulheres, mas para os homens também, trabalhar os direitos que as mulheres têm e os deveres também. Essa ação é muito importante, muito legal e espero que continue levando às empresas, às escolas”, e mesmo assim, declarou Priscila, há homens que ainda não acham interessantes participarem das palestras.

Durante a palestra, a procuradora adjunta, Sara Patrícia Farias, apresentou aos convidados a origem da Lei Maria da Penha, como as mulheres eram vistas pela legislação no passado e os direitos delas hoje perante a sociedade. “Contudo, esta lei ainda está fragmentada, principalmente pelo machismo e dominação masculina. Se faz necessário sim levar essa temática, levar essa pauta importante a toda a comunidade”, complementou.

Contou ainda que a sociedade é responsável pela efetivação da lei e que a Procuradoria realiza diversas campanhas e ações para envolver os homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. “Segundo estudos, a Lei só terá o efeito esperado daqui a 80 anos, mas nós podemos antecipar isso se cumprirmos tudo direito”, explicou Sara.

A programação se estendeu a mais duas instituições em Boa Vista, na escola estadual Vanda da Silva Pinto, localizada no bairro Santa Luzia, zona Oeste de Boa Vista, e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, bairro São Francisco, zona Leste.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

DIA DA MULHER – Abrindo Caminhos realiza programação especial neste sábado, 10

Zumba, palestras e cuidados com a saúde. Essa será a programação especial do Abrindo Caminhos, programa da Assembleia Legislativa de Roraima, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que tem como público alvo as mães de alunos e comunidade, acontecerá neste sábado, 10, com início as 8h30, na sede do Abrindo Caminhos, na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará.

Para começar, das 8h30 as 9h30 haverá um aulão de Zumba com o professor Herbert Lima. Em seguida, a enfermeira do Abrindo Caminhos, Rayssa Martins, ministrará uma palestra sobre saúde da mulher. “Temos a parceria ainda com os outros programas da Assembleia, como o CHAME [Centro Humanitário de Apoio à Mulher], a Escola do Legislativo e Procon Assembleia”, explicou a coordenadora Viviane Lima. Segundo ela, mesmo o evento sendo direcionado às mães de alunos da instituição, a comunidade também pode participar.

A partir das 8h, a Escola do Legislativo estará com um posto de inscrições na sede do Abrindo Caminhos, para quem deseja garantir uma vaga em um dos cursos promovidos na Unidade Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista. Para isso, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto.

Os cursos são: Arte de Falar em Público; Informática para Concurso; Empreendedores do Futuro; Auxiliar Administrativo; Resoluções de Questões da Língua Portuguesa; Chefia e Liderança; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho; Oficina Coaching Motivacional e Marketing Pessoal; Interpretação de Texto; Inglês Básico; Inglês Intermediário; Resoluções de Questões de Direito Constitucional; e Teoria de Direito Constitucional.

“A programação é destinada as mães dos alunos, mas a comunidade que estiver interessada em fazer algum curso na Escola do Legislativo, eles estarão realizando a inscrição aqui”, frisou Viviane Lima. Além disso, a equipe da Assembleia Legislativa fará um pré agendamento com a dermatologista da Casa, Danielle Lopes. “Faremos uma triagem e durante a semana a profissional estará em atendimento aqui [no Abrindo Caminhos]”, complementou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR