Pular para o conteúdo

Alunos do Colégio de Aplicação visitam o Poder Legislativo

Na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) a rotina do Parlamento foi diferente nesta quarta-feira, 14. Alunos do 3º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram uma visita com a proposta de conhecer o funcionamento da Casa Legislativa, e entender o trabalho realizado pelos deputados. A preocupação da escola, segundo o professor Francisco Alves, é que esses alunos possam compreender a função do Poder Legislativo, a atuação parlamentar e o processo de criação das leis estaduais.

“É importante esclarecer a eles sobre como se dá a criação de uma lei desde o momento da entrada de um projeto de lei, tramitação, até a sanção governamental. Estamos estudando teoricamente na sala de aula, mas necessitávamos de uma aula prática para visualizar com clareza o processo. Esta é uma oportunidade única e para muitos dos estudantes foi a primeira vez na Casa do Povo”, disse o professor, ao ressaltar que o conhecimento sobre o Poder Legislativo é fundamental para a formação crítica do cidadão.

Durante a visita os jovens participaram de uma palestra ministrada pelo Superintendente Legislativo Adjunto, João de Carvalho, depois eles foram recebidos pelos deputados, e ainda foram convidados para ocuparem as cadeiras do Parlamento no ambiente onde ocorrem as sessões plenárias.

João de Carvalho conversou com os alunos de forma objetiva e principalmente utilizando técnicas simples de compreensão, para que eles entendam como se processa a formulação de uma lei. “Fizemos uma ampla explanação sobre a necessidade da lei, em seguida falamos sobre a tramitação dentro da Casa. Eles precisam compreender de forma fácil, defendo que quanto mais informação a população tiver, mais o cidadão terá consciência na hora de escolher os representantes e apoiar o trabalho que é desenvolvido dentro do Poder Legislativo”, explicou.

Para Vitória Patrícia Lopes da Silva, 16, visitar a Assembleia foi uma aula de conhecimento sobre política e também um momento de diversão com os colegas de sala. “O que mais me chamou a atenção foi o processo de construção das leis. Observei que um projeto para se transformar em lei é bem analisado pelos deputados”, disse a estudante.

Graciliano Rosa de 18 anos é da mesma turma de Vitória e considerou importante conhecer a Casa Legislativa. “Ela tem uma função básica em nosso dia a dia. Como eleitores, temos que entender esse processo tanto em casa quando na escola”, ressaltou.

A deputada Lenir Rodrigues (PPS), também conversou com os jovens. “Entramos na política para sermos representantes do povo, tenho 39 anos de professora e minha missão como parlamentar é contribuir para essa sociedade”, acrescentou.

O vice-presidente da Casa, deputado Coronel Chagas (PRTB), disse aos estudantes porque é importante conhecer mais o processo político. “É por meio da política que podemos criar projetos que beneficiam os cidadãos”, reforçou.

A visita a Casa Legislativa, segundo o professor Francisco Alves, renderá um relatório técnico aos alunos, onde eles irão descrever a experiência em forma de texto. “Vão escrever a partir do que eles perceberam na Casa Legislativa”,pontuou.  

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da TV Assembleia – canal 57.3, que transmitiu ao vivo a visita ao Poder Legislativo.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas