Pular para o conteúdo

Núcleo da Assembleia em Rorainópolis atende cerca de duas mil pessoas

Em funcionamento há quatro meses na cidade de Rorainópolis, situada na região Sul do Estado, a 321 quilômetros de Boa Vista, o Núcleo da Assembleia Legislativa atende diretamente a aproximadamente duas mil pessoas com atividades esportivas e educacionais promovidas pelos programas Abrindo Caminhos e Escola do Legislativo.

A população tem a disposição, de forma gratuita e com lista de espera em formação, as modalidades de Coral, Violão, Balé, Futsal, Futebol e Jiu-jítsu, pelo Abrindo Caminhos, direcionados a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, além da Zumba aberta a população. Pela Escola do Legislativo, pessoas de todas as idades podem fazer cursos de Inglês e Espanhol, além de Informática.

A estudante Victoria Neres da Silva, de 12 anos, usou pela primeira vez um computador na Escola do Legislativo, nas aulas de Informática Kids. Empolgada, sonha em ter um computador em casa e afirmou prestar atenção em todas as aulas para que no futuro possa fazer sozinha os trabalhos de pesquisa para a escola. “Eu nunca tinha mexido no computador, eu fico treinando. A minha mãe quer comprar um para mim, para justamente eu pesquisar os trabalhos da escola”, disse a menina.

Atualmente, as aulas de informática são as mais procuradas no Núcleo da Assembleia em Caracaraí, com 580 inscritos e mais uma lista de reserva em 481 pessoas interessadas em ter aulas de computação. O professor Jarlisson Parente destacou o interesse dos alunos em aprender. “Além do conhecimento básico, passamos noções de tecnologia, as aulas são interativas, dinâmicas e são mais atrativas para eles”, complementou o docente.

Da sala de aula para o tatame. No programa Abrindo Caminhos, por exemplo, são 155 crianças e adolescentes inscritos no jiu-jítsu, divididos em seis turmas, formadas por meninos e meninas. Inara da Silva tem 10 anos e foi atraída para a modalidade com o interesse de aprender a se defender. “É muito interessante e não descarto, um dia, competir também”, resumiu.

Segundo o professor de Inara, Rosinaldo de Sousa Andrade, todos os alunos estão satisfeitos e empolgados com as experiências repassadas durante os encontros. “Já dá para ver que vão sair alguns fenômenos daqui”, complementou ao dizer que a ‘arte suave’ não distingue tamanho e nem gênero. “Jiu-jitsu é um esporte interessante, é aquela velha história, tamanho não é documento e também não tem aquela história de sexo frágil”, finalizou.

A procura pelas aulas, segundo a coordenadora do Núcleo da Assembleia em Rorainópolis, Áurea Ramos, tem sido crescente. “Todos os dias temos grande procura por matrícula e todos os dias as portas estão abertas para quem quiser”, disse ela. A ida dos programas o Poder Legislativo ao município oportunizou aos jovens da região a chance pela capacitação. “Aqui temos uma população grande de jovens e temos essa carência de cursos, muitos estão terminando a faculdade, muitos estão no ensino médio e tem procurado enriquecer o currículo e a gente fica muito satisfeita”, citou.

Inicia nesta terça-feira (27), com seguimento para quarta-feira (28), a partir das 14h, o curso de capacitação em Técnicas de Vendas, com o instrutor Rômulo Costa, direcionado a pessoas com idade acima de 16 anos. E termina amanhã ainda as aulas em ‘Auxiliar Administrativo’, com carga de 12h, iniciado na ultima segunda-feira (26). “Tem lotado. Temos turmas com mais de 105 participantes. Uma grande ajuda a esses jovens”, frisou a coordenadora.

O Núcleo da Assembleia em Rorainópolis está localizada na rua Maranhão, nº 2314, no bairro Cidade Nova. Mais informações, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone 4009-4834 ou pelo 0800-095-0047.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas