Moradores do Residencial Vila Jardim receberão nesta quarta-feira, 4, a partir das 18h, a primeira edição do ano do ‘Assembleia ao Seu Alcance’. A estrutura já começou a ser montada na avenida Jardim, próximo ao condomínio Jatobá. Os síndicos participaram de reunião na Assembleia, quando receberam orientações de como auxiliar na organização do evento, que é uma parceria da Assembleia com a união dos síndicos, solicitantes dessa iniciativa promovida pelo Poder Legislativo.

A síndica do Condomínio Açaí, Greyce Anny Benfica, disse não ter dúvida que essa iniciativa da Assembleia Legislativa será uma oportunidade para os moradores terem acessos a serviços de saúde e conhecerem os programas desenvolvidos pelo Poder Legislativo. “Será importante demais, principalmente àqueles que não têm condições de se deslocarem pra ir a um posto de saúde. A reunião que tivemos com os 12 síndicos foi muito válida para sabermos como atuar diante dos nossos condôminos, inclusive repassando as informações sobre a organização do evento”, disse.

Para o síndico Valmir dos Santos, do condomínio Ipê Amarelo, que também representa a voz dos moradores dos condomínios, foi importante esses síndicos se reunirem antecipadamente para levantar as reais necessidades do residencial. “Na reunião cada síndico explanou sobre qual é a dificuldade enfrentada pelo seu condomínio. O que percebo agora é que o ‘Assembleia ao Seu Alcance’ abre uma lacuna para a gente, que poderá reivindicar nossos direitos como segurança pública e saúde, nossas principais prioridades”, ressaltou.

Os moradores do Vila Jardim terão acesso a serviços médicos diversos. Será disponibilizado ainda os serviços do Procon Assembleia, que atua nos direitos e deveres do consumidor; da Procuradoria Especial da Mulher, por meio do CHAME (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), que promove gratuitamente acompanhamento jurídico, psicológico e social da mulher e de vítimas de violência doméstica.

Contarão ainda com os serviços do CAM (Centro de Apoio às Câmaras), que atua no assessoramento técnico e legislativo, treinamento e preparação para qualificação dos servidores do Executivo e Legislativo municipal. Do Fiscaliza Roraima, que busca atender a sociedade no sentido de fiscalizar e cobrar do poder público estadual, o cumprimento dos serviços essenciais. Os estudantes poderão assistir a um filme por meio do Cine ALE Cidadania, programa que leva cultura por meio de entretenimento aos alunos da rede pública de ensino.

A Escola do Legislativo, que tem como objetivo democratizar o processo educacional por meio de cursos oferecidos gratuitamente a população, disponibilizará para os concurseiros de plantão, três aulões preparatórios nas áreas de Língua Portuguesa, com o professor Willer Lira; Direito Administrativo, com Júnior Vieira, e Raciocínio Lógico com o professor Abel Mangabeira.

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), disse que a ideia com o programa Assembleia ao Seu Alcance é aproximar a população dos programas promovidos pelo Poder Legislativo. “Estamos oportunizando o cidadão, desde crianças a adultos, a participar de ações que venham a acrescentar no seu desenvolvimento diário, com atividades de lazer, oficinas, palestras, cursos. Esse programa se destaca no atendimento as demandas e os anseios da população”, afirmou.

Edilson Rodrigues

Marilena Freitas

SupCom ALERR