ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE – Consulta por oftalmologista é a maior demanda durante evento no Vila Jardim

Consultas médicas nas mais variadas especialidades, uma demanda reprimida no Residencial Vila Jardim, levou centenas de moradores a buscar esse serviço na noite desta quarta-feira, 4, durante o Assembleia ao Seu Alcance, que ofertou ginecologista, clínico geral, dermatologista, cardiologista e oftalmologista, com um total de 14 consultórios.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), destacou que se sente feliz por proporcionar momentos como esse, em que a população tão necessitada por serviços básicos de saúde tem a oportunidade de amenizar problemas. “O Assembleia ao Seu Alcance é um sucesso de público e o melhor disso tudo é que aproxima cada vez o Poder Legislativo da população. O sucesso existe porque todas as pessoas que estão trabalhando neste evento são voluntárias, inclusive os médicos que estão disponibilizando um pouco do seu tempo para a atender as pessoas. É contagiante ver alegria das crianças e as pessoas sendo atendidas por todos os programas desenvolvidos pela Assembleia

As necessidades dos condôminos são inúmeras, mas nada se compara à quantidade de pessoas que vieram ao evento em busca de um atendimento oftalmológico. A dona de casa Maria Antonia Ferreira dos Santos, 66 anos, moradora do bloco Andiroba, já perdeu a conta de quantas vezes buscou a consulta na unidade municipal de atenção básica do bairro Cidade Satélite.

Enxergando embasado e lacrimejando muito, ela não perdeu tempo quando soube da ação promovida pela Assembleia Legislativa. “Eu só enxergo fumaça. Há dois anos busco médico no posto de saúde, mas ainda não consegui. Antes disso eu usava óculos, mas ele não presta mais. A minha vista só piora, arde, lacrimejo, as pessoas até pensam que estou chorando”, contou.

O vai e vem no posto de saúde levou dona a fazer uma reflexão. “Isso é horrível. A gente ouve dizer que a saúde vai melhorar, mas só piora. Já até peguei o encaminhamento e fiquei esperando, mas ao voltar no posto disseram que ainda não havia sido marcado. Então hoje eu vou aproveitar para me consultar”, disse sorridente.

Situação semelhante vive o aposentado Agenias Mendes Ferreira, 85 anos. “Vim buscar aqui o que a maior parte das pessoas estão buscando, que é um exame para a minha vista. Eu tinha óculos, mas a validade acabou e tem que renovar, mas está difícil. A minha vista está tão ruim que não consigo mais nem escrever meu nome”, disse.

Aos 63 anos, Maria do Carmo Ferreira está há mais de um ano tentando uma consulta com um cardiologista. Ela aproveitou o Assembleia ao Seu Alcance para iniciar o tratamento. “Eu sinto muito canseira, palpiltações no coração e faz tempo que espero o posto conseguir a vaga para o médico do coração. No posto eles dizem que é o Coronel Mota que não marca. O último encaminhamento estou aguardando há mais de seis meses, a gente cansa de ir no posto. Essa ação hoje está excelente, já consegui me consultar. Estou muito agradecida a Deus e aos que estão fazendo essa ação”, afirmou.

Assim como oftalmologista, conseguir uma consulta para o dermatologista também é uma via-sacra na vida do usuário do sistema único de saúde. A dona de casa Maria Auxiliadora Barroso, 59 anos, estava satisfeita com atendimento recebido. “Há três meses estou com inchaço no rosto, busquei o posto de saúde, mais desisti porque dizem que não tem vaga, que o médico está de férias e eu não tenho condições de pagar uma consulta particular, porque nem aposentado eu sou.  Isso muito triste! Mas ainda bem que veio está ação, que está muito boa”, relatou.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR