ABRINDO CAMINHOS – Balé e ginástica rítmica se apresentam em encerramento de curso no Senac

Nove alunos do programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima, das modalidades de balé e ginástica rítmica, participaram na tarde desta segunda-feira, 16, do evento de encerramento do curso de Técnico em Eventos, ofertado pelo Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A coordenadora do Programa, Viviane Lima, afirma que é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito e isso reflete como resultado positivo para o programa.

“É uma satisfação eles terem escolhido nossos alunos do balé e da ginástica rítmica para fazerem parte da conclusão de um dos cursos da instituição. Sem dúvida é o reconhecimento do trabalho que fazemos no Abrindo Caminhos”, enfatizou Viviane.

Ana Paula Schipitoski é professora do curso de Técnico em Eventos, no Senac. Ela explicou como surgiu a parceria. “Esta apresentação é o resultado final do projeto dos alunos do curso, onde teriam que realizar um evento e eles optaram por executar uma atividade infantil e tendo em vista que o Abrindo Caminhos é um programa formado por crianças, surgiu a ideia do convite”, afirmou, ao completar que o curso teve a duração de um ano e ao todo estão sendo formados 18 alunos.

E para quem subiu no palco, como foi a emoção? Quem responde é a aluna do balé, Sellena Emanuelli da Silva, 9 anos. “Muito empolgante, divertido e legal porque nos apresentamos e todos puderam ver nosso trabalho”, disse a pequena dançarina.

A professora do balé, Isnaíra Meneses, que ministra as aulas no programa Abrindo Caminhos, confirma a empolgação de Sellena. “É gratificante, pois eles estão mostrando o trabalho que temos desenvolvido durante as aulas. Estamos muito felizes pelo convite”, comemorou.

O programa – O programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima trabalha com as modalidades de Balé, Ginástica Rítmica, Coral, Jiu-Jitsu, Teatro e Futebol. Crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, que queiram quiser participar das atividades pode procurar a sede do programa de 8h às 12h e das 14h às 18h, na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista.

É necessário ainda apresentar a declaração escolar da criança ou adolescente, cópias do comprovante de residência, dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis, do RG ou certidão de nascimento do aluno e uma foto 3×4 atualizada. Mais detalhes A Assembleia Legislativa de Roraima disponibiliza ainda o 0800 095 0047.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Núcleo Reflexivo Reconstruir da Assembleia Legislativa encerra primeiro ciclo do ano

O primeiro ciclo de 2018 do Núcleo Reflexivo Reconstruir, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, se encerra na próxima quarta-feira, 18. O fim dessa etapa será na sala do núcleo, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, n° 193, Centro. Na ocasião será ministrada uma oficina de reciclagem por uma equipe da Casa da Capoeira, a partir das 9h. A primeira ação do ano contou com a participação de dez homens, nas faixas etárias de 25 a 40 anos.

O Reconstruir é um Núcleo que trabalha com homens autores de violência doméstica ou não. Por ser o último encontro, será aberto para a família do assistido. “Será um encontro diferente, mais descontraído, e eles poderão convidar a família. No penúltimo encontro foi pedido que eles levassem qualquer objeto que tivessem em casa, na lista para ser descartado, para reciclarem durante a oficina”, explicou a coordenadora do Núcleo, Jéssica Veras.

Ela avaliou esse primeiro ciclo positivo, haja vista o interesse desses homens em permanecerem participando deste trabalho. “A nossa avaliação é que quando eles terminam o ciclo estão com uma reflexão diferente sobre o que é família e a sociedade no cotidiano. Há mudança no comportamento deles e para melhor, é o que percebemos. Tanto é boa essa mudança que muitos deles não querem parar com esse trabalho e pedem para participar do próximo ciclo. Isso significa que nosso trabalho está ajudando famílias”, avaliou a coordenadora.

Os homens que são assistidos pelo Núcleo Reconstruir são selecionados por meio de outros órgãos públicos como Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), coordenada pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado de Educação (Seed) e do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame). O curioso é que parte dos homens que participa dessas rodas de conversa realizadas pelo Núcleo nunca teve problema com a justiça.

“Os que procuram o Núcleo de forma espontânea é porque sentiram a necessidade. E são justamente esses que vêm de livre e espontânea vontade, que sempre desejam continuar. Muitos sofreram na infância ou presenciaram o pai praticar violência. Eles possuem uma vida mais fragilizada e quando a gente dá a oportunidade para falarem, essa troca de experiência ajuda na mudança do comportamento. Na roda de conversa, que é bem informal, nós do Núcleo falamos muito pouco. Eles são os que mais falam, apresentando suas necessidades para que possamos ajudá-los”, ressaltou Jéssica, ao salientar que todos trabalham.

Próximo Ciclo – O próximo ciclo do Núcleo Reconstruir iniciará no dia 02 de maio. No total serão dez encontros realizados. O quantitativo de participantes ainda não está fechado. “Estamos aguardando os nomes serem encaminhados ao Núcleo por meio da Vepema, DPE, Educação e do Chame”, afirmou Jéssica.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

INFORMAÇÃO QUE PROTEGE – Educar é Prevenir chega a Escola Carlos Drummond de Andrade

A Escola Carlos Drummond de Andrade, localizada na rua Pastor Almir Nogueira Guerra, no bairro Pricumã, receberá durante esta semana o projeto ‘Educar é Prevenir’, desenvolvido pelo Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima. Hoje, 16, a equipe da Procuradoria entregou o material que será trabalhado na instituição de ensino até o dia 20 de abril.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Carlos Drummond de Andrade, Liara Paula Garcia, mais de 500 alunos participarão dos trabalhos. Ela afirma ainda que o projeto será mais uma ferramenta pedagógica desenvolvida na escola. “Essa ação é extremamente importante porque nosso colégio recebe tanto os alunos brasileiros, quanto os estrangeiros, e também o Estado faz fronteira com dois países que são a Venezuela e a Guiana. Orientação e educação preventiva podem salvar vidas”, completou.

Esta é a 16ª Escola a ser atendida pelo projeto, e segundo o assessor técnico da Procuradoria Especial da Mulher, Glauber Batista, a capacitação abrange toda a comunidade escolar, bem como a equipe da parte administrativa da unidade de ensino. “Por meio deste material informativo acerca do tema abuso e exploração sexual e tráfico de pessoas em Roraima, vamos capacitar os professores, funcionários e alunos sobre o tema”, disse.

Ao final dos trabalhos será realizada uma roda de conversa com as entidades que integram a Rede de Proteção e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual, como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude e Secretaria Estadual de Educação (SEED).

A próxima escola receber o programa será a Maria das Dores Brasil, situada na avenida das Guianas, bairro 13 de Setembro em Boa Vista. Lá a programação está prevista para acontecer de 23 a 27 de abril.

O que é – O Educar é Prevenir tem como finalidade o efetivo empoderamento da comunidade escolar (gestores, corpo discente e docente, servidores efetivos e terceirizados, bem com toda comunidade escolar em geral). As informações capacitam para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual no Estado de Roraima, gerando conhecimentos, habilidades e mudando concepções e práticas.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

ABRINDO CAMINHOS – Alunos se apresentam nesta segunda-feira, 16, em evento do Senac

Os alunos que fazem ginástica rítmica e balé no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, vão participar na tarde desta segunda-feira, 16, das 15h às 17h30, de um momento familiar que está sendo organizado pelo Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por ocasião do encerramento do curso Técnico em Eventos. O público será os filhos de funcionários do Senac e os pais dos alunos do Abrindo Caminhos.

São 10 dez participantes, sendo cinco do balé e cinco da ginástica rítmica. Eles foram escolhidos para abrilhantar o evento, segundo informou a coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, depois de uma pesquisa feita pelo Senac. “Essa é a formatura da primeira turma do curso Técnico em Eventos, e como teria que ter uma apresentação, eles procuraram o Abrindo Caminhos por conta do trabalho que a agente vem desenvolvendo”, disse.

O evento será no auditório do Senac, localizado na avenida Major Williams. Viviane comentou que haverá brincadeiras e muitas surpresas durante a ação.

Abrindo Caminhos – O Abrindo Caminhos funciona na rua São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista. O programa oferece várias modalidades de esporte como Futebol, Ginástica Rítmica, Balé, Teatro, Jiu-Jitsu e Coral, além de curso de Informática, e atende crianças e adolescente de 5 a 17 anos.

 

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR