Pular para o conteúdo

Representante da ONU propõe parceria com o CHAME

Com a proposta de fortalecer a Rede Estadual de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, por meio do trabalho que é realizado pelo CHAME (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), a ONU (Organização das Nações Unidas), através do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), propôs uma parceria para atuação em Roraima.

Durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 17, na sede do CHAME, a chefe do Escritório Fundo de População em Roraima, Marcela Ulhoa, reconheceu o trabalho do Centro e disse que a iniciativa surgiu para ajudar de forma técnica. “O Chame já tem uma ação reconhecida e muito bem estabelecida em Roraima. É uma referência em atendimento às mulheres em situação de violência, e a ideia é fortalecer capacidades. Enquanto Agência da ONU, nós estamos para apoiar às ações desenvolvidas, e fortalecer essa rede de proteção à mulher, uma vez que o Estado está recebendo cada vez mais mulheres por meio do processo de imigração”, disse.

Em detalhes Marcela explicou que a parceria irá funcionar por meio da qualificação de pessoal. “Entraremos com capacitações técnicas na formação de profissionais, apoio a divulgação das atividades do CHAME, pesquisa, diagnóstico e levantamento de dados”, reafirmou.

A procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), acredita que a parceria poderá trazer muitos frutos para o trabalho do CHAME, principalmente no que tange aos atendimentos de mulheres imigrantes. “Poderá trazer benefícios para nossa sociedade, principalmente no fortalecimento da Rede e no atendimento as mulheres vítimas de violência. Aliado à nossa experiência, esse escritório pode nos subsidiar e auxiliar para que os nossos programas sejam fortalecidos”, afirmou.

A procuradora explicou ainda que junto com o Fundo de População das Nações Unidas, será possível realizar um trabalho de articulação da Rede de Enfrentamento. “Infelizmente ainda não temos as reuniões semanais, apenas mensais e esta parceria poderá agilizar o processo para que esses encontros sejam mais frequentes. Disponibilizaremos também todos os nossos dados, inclusive do Observatório da Violência para que o escritório tenha material estatístico para subsidiar as atividades”, reafirmou Lenir Rodrigues.

UNFPA – O Fundo de População das Nações unidas, instituição ligada a Organização das Nações Unidas (ONU), está em Roraima desde o final do ano passado. O UNFPA trata de questões populacionais, sendo responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas