Pular para o conteúdo

Escola Ayrton Senna receberá projeto Educar é Prevenir

Para as crianças, adolescentes e jovens a educação protege e aponta caminhos para uma vida sem violação dos direitos básicos. E com a proposta de reforçar o processo de aprendizado tanto na vida escolar quanto na familiar, o Educar é Prevenir’, desenvolvido pelo Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, desenvolve trabalho educativo dentro das escolas públicas de Roraima.

Segundo a coordenadora do projeto, Socorro Santos, já foram atendidas 17 instituições, sendo que a 18ª, a Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, localizada no Centro de Boa Vista, será a primeira das três unidades que receberá o projeto neste mês de maio, nos dias 07 e 11 de maio. O projeto tem como finalidade o efetivo empoderamento da comunidade escolar (gestores, corpo discente e docente, servidores efetivos e terceirizados, bem com toda comunidade escolar em geral).

Socorro explica ainda que todos, desde o porteiro ao aluno recebem orientações durante o período do projeto da escola. “O conhecimento repassado é necessário para que eles possam realmente fazer um atendimento de referência com um olhar diferenciado, sobre a violação de direitos. Eles aprendem a identificar as diferentes formas de violência”, reafirmou.

A coordenadora fez ainda uma revelação triste e alarmante. Segundo ela, por todas as escolas pelas quais o Educar é Prevenir passou, “sem exceção”, foram relatadas situações de violência sexual. “Infelizmente na totalidade das instituições visitadas, tivemos depoimentos sobre violação de direitos dentro da violência sexual. Com o projeto todos aprenderam a se proteger e ficam mais espertos. Informação é poder e proteção”, explicou Socorro.

Além da escola Ayrton Senna, o Educar é Prevenir vai atender no mês de maio as unidades de ensino Major Alcides Rodrigues da Silva, localizada na avenida dos Imigrantes, bairro Asa Branca, e a Escola Estadual Senador Hélio Campos, situada na rua Francisco Anacleto da Silva, 567, bairro Silvio Botelho, ambas na zona Oeste de Boa Vista.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas