Atletas do Abrindo Caminhos de Caracaraí conquistam medalhas de ouro no Taekwondo

E os atletas do programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima não param de surpreender. Depois da conquista de medalhas de ouro, prata e bronze pelos meninos e meninas do Jiu-Jítsu, dessa vez foram três garotos do Taekwondo de Caracaraí que levaram, cada um, sua medalha de ouro, depois de derrotarem os adversários durante a IV Copa Boa Vista de Taekwondo, que aconteceu neste domingo, 6, na Escola Estadual Conceição Costa e Silva, no bairro Equatorial, em Boa Vista. Os três vencedores são faixa branca.

A competição reuniu 70 lutadores, entre meninas e meninas, a partir de cinco anos, em várias categorias. A maioria atletas de Boa Vista, mas também havia representantes de Rorainópolis, Caracaraí e Vila Baraúna, em Caracaraí. Durante a luta, para pontuar e se consagrar campeão, o atleta precisava usar as técnicas e acertar com precisão e força chutes no tórax e na cabeça do adversário, partes essas devidamente protegidas com equipamentos de segurança próprios da modalidade.

E foi com precisão, que o atleta Weslleche Almerindo de Souza Reis, 10, derrotou o adversário de Boa Vista, com um chute no tórax, outro na cabeça e, pra finalizar a luta, mais um no tórax do oponente. Embora não escondesse a alegria pela conquista da medalha de ouro, ele disse que veio de Caracaraí preocupado, por ser a primeira vez em uma competição. “Eu achava que não ia ganhar, tinha em mente que ia ser difícil. Até chegar ao local da luta eu estava nervoso, mas lembrei do que meu pai disse ainda lá em Caracaraí ‘você vai ganhar’ e entrei confiante”, revelou.

Outro medalhista de ouro é Mizael Menezes da Silva, 14 anos. Para subir ao lugar mais alto do pódio precisou derrotar dois adversários, uma de Boa Vista e outro da Vila Baraúna, em Caracaraí. Também estreante no tatame do Taekwondo, ele contou que começou a treinar em 2012, mas deu uma parada e retornou os treinos no Abrindo Caminhos. “Além de estudar eu não sei fazer outra coisa senão treinar esse esporte que eu gosto muito. Quero me graduar em faixa preta Segundo Dan, a mesma do meu professor Romário”, disse o garoto, afirmando que saiu da cidade dele para vencer. “Eu queria ser o melhor e consegui”, frisou. O terceiro atleta a ganhar a medalha de ouro foi Vitor Conrado Melo, 12.

O professor de Taekwondo do Abrindo Caminhos em Caracaraí, Romário Santana, pratica essa modalidade há 10 anos, e é faixa preta – Segundo Dan. Ele não escondia a felicidade que sentia, porque pela primeira vez seus atletas saíram de Caracaraí para participar de uma competição. “Passei a fazer parte do projeto quase no meio do ano passado. Hoje me surpreendi com o que esses meninos fizeram no tatame. Isso demonstra que estamos fazendo um bom trabalho”, disse, destacando que saiu de Caracaraí na certeza de medalhas de ouro. “Hoje tenho 50 alunos, e foi difícil selecionar somente três. Na próxima competição quero levar um número maior. Agradeço a Deus por essa vitória e ao deputado Jalser Renier por proporcionar esse Abrindo Caminhos aos jovens de Caracaraí”, comentou.

Ao saber da conquista das medalhas de ouro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), afirmou que esse resultado demonstra que todos os envolvidos no Abrindo Caminhos se dedicam para garantir o melhor para as crianças e adolescentes que fazem parte do programa. “Temos a certeza que ainda iremos ouvir falar em muitos atletas que começaram aqui [Abrindo Caminhos]. Com essas competições estamos descobrindo talentos em várias modalidades, seja no Jiu-Jítsu, no Taekwondo, Futebol, Coral e em outras atividades, e esses jovens vão criando um Norte para vida deles”, enfatizou.

A IV Copa Boa Vista de Taekwondo foi promovida pela Associação RH de Taekwondo e teve apoio da Federação Olímpica Roraimense de Taekwondo.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR