UNALE 2018 – Parlamentares e servidores participam de palestra sobre ‘Novas regras eleitorais para 2018’

‘As eleições 2018 e as novas regras para esse pleito’ foi uma das palestras do último dia de encontro da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que terminou nesta sexta-feira, 11, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul (RS). O evento, que começou dia 8, contou com a participação de deputados e servidores da Assembleia Legislativa de Roraima.

O tema abordado teve como mediador o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, e o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), Marcos Vinícius Coelho, que já foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e atualmente preside a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do CFOAB.

Um dos assuntos mais comentados nesses cinco meses que antecedem as eleições gerais, até mesmo por conta do atual cenário político do Brasil, é ‘o caixa dois’, a ‘transparência nas eleições’, os novos modelos de financiamento de campanha e a criação do fundo especial para as eleições.

O deputado Evangelista Siqueira (PT), afirmou que a principal mudança é a criação de um fundo especial para as eleições 2018. “Ou seja, está proibido o financiamento privado como acontecia era anteriormente. Agora é o poder público que vai financiar as eleições de 2018, por meio de outro fundo, mas com base na arrecadação de impostos. Isso é uma tentativa do Judiciário Eleitoral fazer com que grandes empresas deixem de efetivamente apoiar e investir somente determinado candidato, e dessa relação tirar benefícios que gerariam a corrupção”, explicou.

Para o economista da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, João de Souza, essas novas regras são importantes porque estão fundamentadas no princípio de que as eleições precisam ser mais justas, oportunizando aos candidatos uma melhor participação. “Como a questão financeira prevalece muito nas eleições, houve a necessidade, por parte do TSE, desenvolver algumas ferramentas que possibilitem uma disputa mais justa. Na minha avaliação, essas mudanças são muito válidas porque realmente vão proporcionar aos candidatos de menor poder aquisitivo uma participação mais igualitária”, justificou.

Para a secretária Executiva da Assembleia, Kelly Printes, as regras com relação ao uso da rede social Facebook são importantes porque limitam e inibem os internautas quantos aos crimes virtuais que mancham a vida dos candidatos, como a criação dos fake news (perfis falsos). “Os fake news são páginas muito negativas, principalmente porque as redes sociais estão disponíveis para todos, e quando se propaga uma notícia que não é verdadeira, acaba por atrapalhar a população, o candidato e os eleitores”, argumentou.

 

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

UNALE 2018 – Deputados de Roraima são eleitos para nova diretoria do Parlamento Amazônico

Nesta sexta-feira, 11, último dia a 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), em Gramado no Rio Grande do Sul (RS), foi realizada a eleição para nova presidência do Parlamento Amazônico, que atuará no Biênio 2018/2019. O deputado Coronel Chagas (PRTB), que presidia o Parlamento, passou a presidência para o deputado Wellington do Curso (PP), do Estado do Maranhão (MA).

De Roraima foram eleitos: deputado Gabriel Picanço (PRB), 1ª vice-presidente; Lenir Rodrigues (PPS), primeira-secretária; Coronel Chagas (PRTB), secretário de Minas e Energia; Zé Galeto do (SD), secretaria de Agricultura; e o deputado Joaquim Ruiz (PDT), membro do Conselho Fiscal da Unale.

Chagas agradeceu o tempo que passou a frente do Parlamento Amazônico e disse que entregou a presidência para Wellington do Curso, com a certeza de que as demandas da região Norte continuarão sendo prioridade. “Quero agradecer e desejar sucesso para Wellington que é um deputado jovem em que tem liderança. Tenho confiança de que ele irá continuar defendendo a bandeira que engloba as causas de todos os estados da região Norte”, disse.

Como um dos resultados positivos do período em que esteve à frente do Parlamento 2017/2018, Coronel Chagas citou a efetivação dos Free Shops nas cidades de fronteiras do Brasil. “É um trabalho que deu certo, destravamos essa pauta na esfera federal e hoje é uma realidade. Bonfim estará lançando nos próximos dias editais para o leilão de terrenos e diversas empresas de outros países, locais e regionais já estão fazendo contato com a prefeitura do município, demostrando interesse em adquirir esses lotes para edificar os comércios. Em poucos anos teremos uma realidade totalmente diferente para economia do município e de todo Estado”, comemorou.

O presidente eleito, deputado do Maranhão, Wellington do Curso, ressaltou que vai honrar a confiança e que compreende a importância do Parlamento Amazônico quanto às causas que envolvem os estados do Norte. “Vamos fazer uma gestão compartilhada, pois todas as demandas que chegarem não serão tratadas como individuais e trabalharemos sempre pelo coletivo em apoio a todos os estados que integram o Parlamento Amazônico. Esse é um ano muito importante e o próximo presidente da República, tem que ter o olhar voltado para a região Norte, principalmente com relação as fronteiras, Free Shops, segurança e imigração”, enfatizou.

Parlamento Amazônico – É formado por deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O objetivo é buscar alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico para os desafios vivenciados na Amazônia.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Abrindo Caminhos promove evento ‘Especial Dia das Mães’

As mães de crianças e adolescentes do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, terão uma programação especial em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio. O evento será neste sábado, 12, a partir das 8h30, na sede do programa localizado na avenida São Sebastião, 883, bairro Cambará, zona oeste de Boa Vista.

Na programação constam palestras sobre Saúde da Mulher; Responsabilidade Socioambiental e Oficinas de EVA [tecido sintético usado para artesanato]. Também irão ocorrer sessões de beleza, onde as mães contarão com serviços de cortes de cabelo, sobrancelhas e maquiagem. E para finalizar a manhã de atividades elas entrarão na dança com uma aula de ritmos, que será ministrada pelo professor de Jazz, Well Souza.

A coordenadora do programa, Viviane Lima, explica que o momento será para que elas sintam o quanto são importantes para o Abrindo Caminhos. “É uma data importante e que não podemos deixar passar em branco para essas mães. Elas são fundamentais para o programa e com isso queremos, elas cada vez mais, essas mãezinhas próximas e envolvidas com o nosso trabalho”, comentou.

O Abrindo Caminhos disponibiliza aulas de Balé, Ginástica Rítmica, Coral, Jiu-Jitsu, Teatro, Futebol e Jazz, para crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos. Para participar das atividades é preciso apresentar na sede do programa, de 8h às 12h e das 14h às 18h, a declaração escolar da criança ou adolescente, cópias do comprovante de residência, dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis, do RG ou certidão de nascimento do aluno e uma foto 3×4 atualizada. Mais informações: 95-98402-5014 e 0800 095 0047.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

ESCOLA DO LEGISLATIVO – Mãe: o desafio de estudar e dar atenção ao filho em sala de aula

Conciliar a maternidade com a vida intelectual e profissional exige dinamismo, persistência e foco no objetivo traçado. Mãe de primeira viagem, a jovem Dayane dos Santos de Oliveira, de 19 anos, ainda nem concluiu o ensino médio, mas decidiu que iria aproveitar as oportunidades ofertadas pela Escola do Legislativo – unidade do Silvio Botelho, para continuar estudando. A meta dela é passar em um concurso público para dar, futuramente, uma qualidade de vida melhor para o filho Enzo Miguel dos Santos Matias, de apenas 7 meses.

Ela e o marido estão desempregados, o que impossibilita arcar com os custos de cursinho particular, afinal agora a família aumentou, triplicando os gastos. Moradora do Senador Hélio Campos, bairro localizado na zona oeste de Boa Vista, no dia em que o marido não pode levá-la de motocicleta por estar em busca de emprego, ela leva em média 30 minutos andando para chegar a instituição de ensino que tem como meta preparar os alunos para concursos públicos, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, além de ofertar cursos de capacitação.

Nessa maratona e por falta de recursos para pagar uma pessoa para cuidar do filho, ela não se intimida e traz na ‘mochila’ o Enzo para a sala. Ao mesmo tempo em que assiste aula, Dayane cuida do filho, com os cuidados necessários que um bebê nessa idade requer. Ela dá de mamar, troca fralda e acalenta quando precisa, apesar de que o Enzo parece ter entendido que aquele é um ambiente escolar e que o silêncio é fundamental para a compreensão da disciplina.

“Essa experiência está sendo boa porque na primeira vez que trouxe pensei que ele iria chorar, mas não, ele dormiu durante toda a aula. Então para mim está sendo muito tranquilo. Trouxe o bebê porque não quis deixar com meus irmãos que são adolescentes”, contou.

O esforço empreendido na meta a ser alcançada, acredita Dayne que não será em vão. “Acho que está sendo válido trazê-lo para sala de aula porque eu estou aprendendo, e isso vai servir tanto para o meu futuro quanto para o futuro dele. Não aprendo tão rápido o que é passado nas aulas de Direito Administrativo, mas daí não estudo só aqui. Tudo que vejo na aula eu reviso em casa porque minha meta é passar em concurso, de preferência de radiologia, que é a profissão da minha mãe”, disse.

Dayane não tem dúvida que é por meio do estudo que se galga degraus mais altos. “A gente tem que ter estudo, porque sem estudo não somos praticamente nada. E tenho que dar bom exemplo para o meu filho, pois quero muito que estude e se forme no que ele quiser, pois vou apoiá-lo na sua escolha. Eu também sou nova e estou tendo muita oportunidade de estudar, como essa que está sendo dada pela Escola do Legislativo, é só eu me esforçar, e é isso que estou fazendo”, reforçou.

A coordenadora da Escola do Legislativo, professora Cristina Mello, disse que o objetivo da instituição é dar o suporte ao aluno que quer estudar. “É um prazer muito grande para a Escola do Legislativo recebê-los, principalmente uma jovem que tem a perspectiva de estudo como a Dayne. Essa é uma história inspiradora e nós, mulheres, sempre seremos lutadoras, sejam mães ou não; sejam mães e pais ao mesmo tempo, pois a maioria das mulheres exerce essa função dentro da sociedade. E aqui na Escola do Legislativo, temos o objetivo de atender nossos alunos, que não deixam de ser nossos filhos nessa perspectiva de educação”, disse.

A teóloga Selma Oliveira, 48 anos, casada, mãe de duas filhas, sabe bem na prática o que é criar um filho. “É um sacrifício que vai valer a pena. Ela aos 19 anos já está nessa busca, enquanto que eu, somente agora, com quase cinco décadas. Essa moça terá muito mais oportunidades na vida, então é um esforço válido trazer o filho para a sala de aula, ainda que perca um pouco do conteúdo da aula, mas o que aprender vai servir para o futuro, quando ela verá que o sacrifício se transformou em uma vitória. Isso é ser mãe!”, comentou.

 

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR