ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE Moradores participam de atividades em Mucajaí

Fotos: SupCom ALERR

O Assembleia ao Seu Alcance começou em Mucajaí, a 55 quilômetros de Boa Vista, onde são esperadas aproximadamente cinco mil pessoas, nas mais diversas ações que estão sendo disponibilizadas à população, no Complexo Cenógrafo e Cultural Estevão dos Santos, nesta quinta-feira, 17. O Cine ALE Cidadania é a primeira programação e reúne 400 estudantes de escolas municipais e estaduais, para assistirem duas sessões de cinema. Quem busca por serviços médicos, profissionais da área de saúde de especialidades variadas estão atendendo os moradores.

O estudante da escola Municipal Irmã Leonilde Dal Pós, Breno Nunes Lopes, de 10 anos, disse que é a primeira vez que assiste um filme em uma sala de cinema. A oportunidade acontece por meio do Cine ALE Cidadania. Juntamente com os colegas da escola Municipal Jesus de Nazaré, o garoto recebeu informações sobre Bullying, por meio de um vídeo institucional elaborado pela equipe técnica da Assembleia Legislativa de Roraima. O longa exibido foi ‘A Bela e a Fera’ (2017), uma adaptação de um dos contos clássicos da Disney.

“Achei muito grande, muito bom”, resumiu o garoto ao ressaltar a diferença entre assistir a um filme em casa e em um aparelho maior. “Quando chegar em casa eu vou falar para meus pais que fui pela primeira vez ao cinema”, disse, comentando que este momento se tornou especial por estar entre amigos.

Já o colega de Breno, Christian Rodrigues, de 10 anos, conheceu a sétima arte há um tempo e falou da importância de outras crianças como ele terem a mesma oportunidade. “É bem criativo isso, é legal e a gente se divertiu muito”, pontuou o estudante.

A coordenadora pedagógica Maria da Luz Vieira, acompanhou de perto a exibição do filme. Para ela, ações como essa auxiliam no desenvolvimento das crianças, principalmente aquelas que nunca entraram em uma sala de cinema. “Aqui no município de Mucajaí, que eu saiba, é a primeira vez que acontece o Cine ALE para nossas crianças e é uma diversão, uma forma de eles conhecerem mais o cinema”, acrescentou.

O Cine ALE Cidadania faz parte da estrutura do Assembleia ao Seu Alcance e atende crianças e adolescentes da Capital e do interior com exibição de filmes e vídeos institucionais sobre Bullying, Gravidez na Adolescência e prevenção as drogas e álcool. Nesta edição, conforme a coordenação do programa, cerca de 400 alunos de três escolas estiveram na programação, entre elas: escolas Municipais Irmã Leonilde Dal Pós e Jesus de Nazaré, além de Padre José Monticone, da rede estadual de ensino.

As sessões de cinema aconteceram no Complexo Cenográfico e Cultural ‘Estevão dos Santos’, em Mucajaí, ponto da tradicional Paixão de Cristo. Todos os participantes receberam água, pipoca e refrigerantes.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR