Núcleo do Legislativo de São João da Baliza oferta Workshop na área de beleza para comunidade

Foto: SupCom ALERR

Saúde, beleza e segurança é a combinação perfeita que deve ser observada por aqueles que exercem atividades no segmento da estética, um setor que tem crescido significativamente nos últimos anos no Brasil e no mundo. Pensando em proporcionar mais conhecimento nessa área, a Escola do Legislativo do Núcleo da Assembleia Legislativa de São João da Baliza, a 352 km de Boa Vista, está oferecendo um Workshop com a temática.

As inscrições para as 60 vagas estão abertas e podem ser feitas no Núcleo que fica na avenida Perimetral Norte, esquina com João Cristovão, s/n. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópia do comprovante de residência e da identidade. Com carga horária de 20 horas, o curso será ministrado no período de 26 a 29 de junho de 2018, das 18h às 22h. “Esse Workshop será a nossa primeira experiência em São João da Baliza, voltada àqueles profissionais que trabalham na área da beleza. Pela proximidade, poderá atender também os moradores dos municípios que ficam no entorno, como São Luiz, Caroebe e Rorainópolis”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo. A fisioterapeuta Pâmela Rafisa Almeida é quem vai ministrar as aulas. “A professora é pós-graduada em saúde e beleza, com ampla experiência nesse ramo profissional. O curso vai abordar vários conteúdos importantes, como higienização dos instrumentos”, afirmou Leila.

Será trabalhada ainda a apresentação do profissional diante do cliente. “O curso proporcionará aos profissionais da área da beleza mais segurança quanto à sua saúde, bem como o cuidado e zelo para com os clientes que procuram os respectivos ambientes para cuidar da saúde e beleza”, complementou.

Leila ressaltou que a revisão dos procedimentos e o contato com os novos conteúdos que envolvem o segmento, uma vez que a indústria de cosméticos cresce e se renova, possibilitará aos alunos um currículo mais atraente. “A população deve estar sempre atenta aos cursos de capacitação e de aperfeiçoamento ofertados pela Escola do Legislativo, pois todos os cursos e o material didático são gratuitos, além do certificado para quem cumpre a carga horária exigida”, salientou.

A diretora deixou claro que a procura da comunidade é que determinará a reedição do curso. “É essa procura que vai fazendo com que, gradativamente, cada unidade da Escola do Legislativo vá reorganizando a oferta dos cursos que poderão ser implantados, implementados e reeditados”, observou.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Pessoas que aguardavam por atendimento na Defensoria Pública assistem palestra sobre vício no celular

Fotos: SupCom ALERR
Como você usa o celular? Consegue controlar o impulso de olhar as mensagens ou interagir em grupos de aplicativos de conversas nos momentos em família, profissionais ou afetivos? Essas são perguntas difíceis de responder, mas durante a palestra ‘Vício em Celular: uma ameaça ao Bem-Estar Físico, Mental e Social’, ministrada pela psicóloga do Poder Legislativo, Camila Sales, os participantes puderam entender que o contato ‘olho no olho’, ainda é a melhor opção de relação entre os seres humanos.
A palestra foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 11, e faz parte da parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima e a Defensoria Pública do Estado, no projeto ‘Diálogos na Sala de Espera’, no prédio da Defensoria na avenida Sebastião Diniz, Centro, com a participação ativa do público nas dinâmicas desenvolvidas.
A pedagoga Ramaianne Cássia Rodrigues, 28,  foi desafiada a praticar em casa todas as orientações repassadas pela psicóloga e considerou importante, uma vez que as relações estão cada vez mais comprometidas diante do avanço da tecnologia. “É um alerta para todos nós, pois hoje em muitos casos é um vício, eu uso muito o celular, estudo e também converso com amigos e família a maior parte do tempo, pelo aparelho. Agora vou praticar as dicas dadas pela psicóloga em casa e, com isso, promover maior interação por meio de conversas reais sem o uso do celular”, decidiu a pedagoga.
O trabalhador de serviços gerais, Bruno Ricardo da Silva, 25, também admite que fica grande parte do tempo no celular e que garantiu que vai tentar mudar os hábitos. “Vou pensar melhor e dar um tempo no uso excessivo, apesar de nunca ter me prejudicado, mas vou tentar usar de maneira consciente e prestar mais atenção no mundo à minha volta”, afirmou o jovem.
E essa turma que deixou um pouco o celular de lado e prestou atenção nas orientações repassadas pela psicóloga Camila Sales, teve nota alta no conceito aprendizado e concentração. “Em um olhar geral na sala de espera costumamos ficar no celular, é normal, uma vez que estamos aguardando atendimento. E fiquei muito feliz com o resultado, pois durante o tempo em que estive falando, observei que dessas mais de 40 pessoas que aguardavam atendimento, apenas quatro estavam concentradas no mundo virtual”, elogiou ao afirmar que eles realmente se identificaram com o tema, internalizaram os conhecimentos e pretendem utilizar no dia a dia.
Tarsira Rodrigues
SupCom ALERR

Maestro do Amazonas ministrará Workshop sobre regência para professores do Abrindo Caminhos em Boa Vista

Fotos: SupCom ALERR

A Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio do programa Abrindo Caminhos, irá promover nesta terça-feira, 12, um Workshop sobre regência musical com o maestro Zacarias Fernandes, do estado do Amazonas (AM). O evento é direcionado a instrutores e auxiliares do Coral do Abrindo Caminhos da capital e do interior, e acontece das 14h às 18h, no prédio do Poder Legislativo que fica na rua Agnelo Bitencourt, Centro de Boa Vista.

Profissionais dos Núcleos da Assembleia Legislativa de Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza e Alto Alegre, devem participar da capacitação. Para Silvandro Barros, que é um dos regentes do coral do Abrindo Caminhos, essa é uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “É sempre bom para qualquer profissional estar em constante formação, aprendendo novos conteúdos com novas técnicas, para realizar um trabalho de qualidade para nossos alunos”, disse.

Ele comentou  ainda que o Workshop vai trazer aos profissionais uma padronização na maneira de ensinar. “A forma como são transmitidas as técnicas vocais, os gestuais básicos de regência. Portanto para nossa equipe do Abrindo Caminhos tanto da capital quanto dos pólos do interior, a formação musical vai acrescentar muito mais qualidade ao nosso trabalho e quem ganha com isso são os alunos e toda a sociedade”, completou.

A coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, explica que a ideia é repassar novas informações aos profissionais.  “Enquanto programa, temos a visão da importância de estar levando novos conhecimentos aos nossos instrutores. A vinda do maestro Zacarias, sem dúvida, será de grande importância para o Abrindo Caminhos”, afirmou.

Depois do evento, o maestro Zacarias participará, as 18h30, do ensaio com as crianças no prédio do Abrindo Caminhos no bairro Cambará, localizado na avenida São Sebastião, Nº 883. Mais informações pelo 0800 095 00 47.

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Escola do Legislativo inicia preparatório para concurso da PM com turmas lotadas no Silvio Botelho

Foto: SupCom ALERR

Turma lotada e muito movimento. Foi nesse ritmo que a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – unidade Sílvio Botelho, iniciou as atividades na manhã dessa segunda-feira, 11, ‘oxigenada’ pelos candidatos da turma do período matutino que disputarão uma vaga no concurso da Polícia Militar de Roraima (PMRR). No total, 640 pessoas se matricularam para o curso preparatório, sendo a turma da noite a mais concorrida, com 220 alunos. As aulas encerrarão um dia antes da aplicação das provas, no dia 17 de agosto.

Para atender o maior número de pessoas, as cadeiras que ficam nas laterais foram disponibilizadas na diagonal para ampliar as vagas. Estão sendo ofertadas nos três turnos as disciplinas de Português, Direito Constitucional, Processo Penal, Direito Administrativo, Direito Penal, Legislação Extravagante, Geografia de Roraima, Atualidades, Conhecimentos Específicos e História de Roraima. Cada matéria tem carga horária de duas horas/aula semanalmente. “Iniciamos esse preparatório com grande felicidade e satisfação, o que mostra que a Escola do Legislativo vem atingindo todos seus objetivos. Estamos ofertando todas as disciplinas do edital da PM, que serão ministradas por professores de excelência. Não temos mais vagas, mas a partir de quinta-feira (14) vamos fazer uma substituição, encaixar os interessados nas aulas, nas vagas dos desistentes”, disse a coordenadora da unidade de ensino, professora Cristina Mello.

Concomitantemente, a instituição oferta o preparatório para o concurso da Assembleia Legislativa, e os demais cursos como inglês, espanhol, redação oficial, chefia e liderança e técnicas de vendas. A Escola do Legislativo, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Silvio Botelho, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR) e todas as aulas são gratuitas.

O dito popular de que ‘família unida vence qualquer obstáculo’ está sendo posto em prática pelo casal Lourdes Oliveira e Weldes Chaves Farias, moradores do bairro Raiar do Sol. Ambos estão desempregados e juntos estudam na Escola do Legislativo com a finalidade de serem aprovados em um concurso público. A necessidade de estabilidade é a mola propulsora na vida de Lourdes, 32 anos, assistente administrativo. “Sou mãe de quatro filhos e quero ser aprovada para ter estabilidade financeira e melhorar de vida. É uma carreira que dá segurança, e pelo fato de se trabalhar diretamente com a sociedade, sabemos o que se passa em nossa volta. O caminho para ser aprovada é estudar, não tem outra dica, porque dificuldades todos passam. E conhecimento a gente leva para o resto da vida”, afirmou.

Weldes, 24 anos, auxiliar de produção, desde muito cedo acalenta no imaginário um velho sonho. “No meu caso, mais que estabilidade é um sonho ser policial militar. Acho que tenho vocação para ser policial, sonho que existe desde quando servi ao Exército, pois gosto muito da disciplina. Estudar é como malhar, quando mais estudamos mais evoluímos”, ressaltou. Os dois estão se esforçando para obter êxito na primeira fase, que é a prova escrita, e traçaram uma rotina de estudo que começa com a divisão dos afazeres domésticos. “Temos uma filha de seis meses que é cuidada por nós dois. Dividimos as tarefas diárias de casa para que cada um tenha um tempo para estudar e buscar cada vez mais conhecimento”, contam.

A disciplina Legislação Extravagante, que envolve várias leis, será ministrada pelo professor Lausson Magalhães. Chamadas de leis especiais, elas não estão escritas dentro do Direito Penal, mas é comum a cobrança dessa matéria nas provas por conta dos crimes corriqueiros que chocam a população. “As leis extravagantes são para os crimes em que a sociedade tem muito repúdio, pois são aqueles crimes cometidos de forma mais bárbara como o feminicídio, que tem alto índice no Estado de Roraima”, explicou.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Escola do Legislativo oferta curso de Defesa Pessoal em Amajari

Fotos: SupCom ALERR

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Roraima vai ofertar no dia, 16, próximo sábado, no município de Amajari, a 164 quilômetros de Boa Vista, um curso de Defesa Pessoal, com aulas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica na rua Santa Luzia, S/N, Centro. O curso é totalmente gratuito e inclui material didático. As aulas iniciam às 8h30, com carga horária composta por módulos teóricos e práticos. Para garantir o certificado, os alunos precisam participar das duas etapas previstas.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, explica que a disciplina faz parte da programação da instituição de ensino, que tem como proposta principal democratizar a educação e os espaços formativos. “O curso de Defesa pessoal ofertado pela Escola do Legislativo integra o programa de atividades da unidade de ensino. Já realizamos em Alto Alegre e teve uma grande participação da comunidade. O professor é o Sebastião Sampaio, mestre em Defesa Pessoal”, informou.

As inscrições poderão ser feitas na hora e os interessados precisam levar apenas documentos pessoais, comprovante de residência e ter acima de 16 anos.  Mais informações sobre essa e outras capacitações ofertadas pela Assembleia Legislativa podem ser obtidas por meio do 0800 095 0047.

Conceito – Conforme sites especializados na prática de Defesa Pessoal, o fator mais importante a ser preservado é sempre ter em mente a garantia da integridade física [evitar os conflitos]. Existem inúmeras estratégias para evitar que ela seja comprometida, que vão desde criar hábitos na forma em que você se comporta para beneficiar seu entendimento do que está acontecendo em volta, até minimizar as chances de se enquadrar nas estatísticas de risco.

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR