Pular para o conteúdo

Escola do Legislativo inicia preparatório para concurso da PM com turmas lotadas no Silvio Botelho

Foto: SupCom ALERR

Turma lotada e muito movimento. Foi nesse ritmo que a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – unidade Sílvio Botelho, iniciou as atividades na manhã dessa segunda-feira, 11, ‘oxigenada’ pelos candidatos da turma do período matutino que disputarão uma vaga no concurso da Polícia Militar de Roraima (PMRR). No total, 640 pessoas se matricularam para o curso preparatório, sendo a turma da noite a mais concorrida, com 220 alunos. As aulas encerrarão um dia antes da aplicação das provas, no dia 17 de agosto.

Para atender o maior número de pessoas, as cadeiras que ficam nas laterais foram disponibilizadas na diagonal para ampliar as vagas. Estão sendo ofertadas nos três turnos as disciplinas de Português, Direito Constitucional, Processo Penal, Direito Administrativo, Direito Penal, Legislação Extravagante, Geografia de Roraima, Atualidades, Conhecimentos Específicos e História de Roraima. Cada matéria tem carga horária de duas horas/aula semanalmente. “Iniciamos esse preparatório com grande felicidade e satisfação, o que mostra que a Escola do Legislativo vem atingindo todos seus objetivos. Estamos ofertando todas as disciplinas do edital da PM, que serão ministradas por professores de excelência. Não temos mais vagas, mas a partir de quinta-feira (14) vamos fazer uma substituição, encaixar os interessados nas aulas, nas vagas dos desistentes”, disse a coordenadora da unidade de ensino, professora Cristina Mello.

Concomitantemente, a instituição oferta o preparatório para o concurso da Assembleia Legislativa, e os demais cursos como inglês, espanhol, redação oficial, chefia e liderança e técnicas de vendas. A Escola do Legislativo, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Silvio Botelho, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR) e todas as aulas são gratuitas.

O dito popular de que ‘família unida vence qualquer obstáculo’ está sendo posto em prática pelo casal Lourdes Oliveira e Weldes Chaves Farias, moradores do bairro Raiar do Sol. Ambos estão desempregados e juntos estudam na Escola do Legislativo com a finalidade de serem aprovados em um concurso público. A necessidade de estabilidade é a mola propulsora na vida de Lourdes, 32 anos, assistente administrativo. “Sou mãe de quatro filhos e quero ser aprovada para ter estabilidade financeira e melhorar de vida. É uma carreira que dá segurança, e pelo fato de se trabalhar diretamente com a sociedade, sabemos o que se passa em nossa volta. O caminho para ser aprovada é estudar, não tem outra dica, porque dificuldades todos passam. E conhecimento a gente leva para o resto da vida”, afirmou.

Weldes, 24 anos, auxiliar de produção, desde muito cedo acalenta no imaginário um velho sonho. “No meu caso, mais que estabilidade é um sonho ser policial militar. Acho que tenho vocação para ser policial, sonho que existe desde quando servi ao Exército, pois gosto muito da disciplina. Estudar é como malhar, quando mais estudamos mais evoluímos”, ressaltou. Os dois estão se esforçando para obter êxito na primeira fase, que é a prova escrita, e traçaram uma rotina de estudo que começa com a divisão dos afazeres domésticos. “Temos uma filha de seis meses que é cuidada por nós dois. Dividimos as tarefas diárias de casa para que cada um tenha um tempo para estudar e buscar cada vez mais conhecimento”, contam.

A disciplina Legislação Extravagante, que envolve várias leis, será ministrada pelo professor Lausson Magalhães. Chamadas de leis especiais, elas não estão escritas dentro do Direito Penal, mas é comum a cobrança dessa matéria nas provas por conta dos crimes corriqueiros que chocam a população. “As leis extravagantes são para os crimes em que a sociedade tem muito repúdio, pois são aqueles crimes cometidos de forma mais bárbara como o feminicídio, que tem alto índice no Estado de Roraima”, explicou.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas