Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO LEGISLATIVA – Jovens parlamentares tomam posse em cerimônia na Assembleia Legislativa

Fotos: SupCom ALERR

A manhã desta quinta-feira (14) foi dedicada ao exercício da cidadania para 24 estudantes da rede pública de ensino. Eles tomaram posse como jovens deputados para o exercício da terceira legislatura do Parlamento Jovem, projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O evento foi realizado no plenário Noêmia Bastos Amazonas, no prédio do Poder Legislativo, Centro de Boa Vista.

Eleito por 13 votos, o presidente do Parlamento Jovem, Gabriel Araújo, de 16 anos, é aluno da Escola Estadual Ovídio Dias, do município de Amajari, interior de Roraima. No discurso de posse ele disse que a proposta é união e trabalho em prol da juventude.  “Vamos mostrar para toda nossa sociedade que o Parlamento Jovem faz a diferença. Somos os agentes de transformação do futuro e estamos aqui nos preparando para fazer um Estado forte e inovador”, disse.

Do Colégio Militarizado Elza Breves, no Conjunto Cidadão, zona Oeste de Boa Vista, a estudante deputada, Thais Meyre, de 16 anos, apresentou um projeto na área de comunicação digital. “Construí um projeto para a criação de uma plataforma online para conexão entre as escolas do Estado. Conforme a minha proposta, todas as instituições teriam um perfil com as informações da unidade de ensino e por meio dela, a comunicação seria facilitada”, descreveu.

A coordenadora do Parlamento Jovem, deputada Ângela Águida Portella (PP), foi quem conduziu a garotada da capacitação até a posse.  “Eles estão realmente envolvidos no protagonismo juvenil, nas suas cidades e escolas. A capacitação foi produtiva e eles aprenderam de fato a como elaborar um projeto de lei e conheceram sobre as funções do Poder Legislativo”, enfatizou.

Para ela, o projeto é uma oportunidade para os alunos da rede pública de ensino vivenciarem o processo legislativo de forma mais ativa. “Durante uma semana de estudos, eles conheceram a rotina dos três poderes por meio de vistas dirigidas. Agora, são um canal de comunicação entre a Assembleia e a comunidade e multiplicadores desses conhecimentos”, reafirmou.

A secretária de estado da Educação, Cristina Paim, esteve presente na cerimônia de posse e considera um momento de evolução para o processo educacional. “Representa o desenvolvimento deles, a oportunidade de crescer e de serem os futuros representantes do Estado no parlamento”, completou a secretária.

MESA DIRETORA – Além da posse, que seguiu os ritos previstos no Regimento Interno, os jovens deputados elegeram a Mesa Diretora que atuará pelos próximos dois anos de mandato dessa turma. Para conduzir os trabalhos, foram eleitos:  como 1º vice-presidente, Daniel Mamédio da Silva;  2ª vice-presidente, Laene Faria;  1º secretário, Flávio Walasse; 2º secretário, Edson Gabriel Menezes; e 3º secretário, Natã Santana.

Participaram alunos de escolas públicas de Boa Vista (inclusive da zona rural), do Cantá, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Caracaraí e Iracema. Durante a formação, eles estudaram o Regimento Interno, além de noções sobre a Constituição Estadual e como se dá o processo de construção das leis. O mandato dessa turma é de dois anos e além da preparação sobre os conhecimentos políticos, eles ainda passam por treinamentos com noções de oratória e redação oficial.

  

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas