Pular para o conteúdo

Deputados aprovam projetos que beneficiam saúde de estudantes

Projetos preveem alimentação adequada para alunos diabéticos e fornecimento de água potável na rede pública de ensino

 

Foto: SupCom ALERR

Alunos diabéticos, matriculados na rede estadual de ensino em Roraima, poderão receber alimentação adequada à condição de saúde. É o que permite o projeto de lei nº 095/17, de autoria do deputado Marcelo Cabral (MDB), aprovado com 13 votos na sessão ordinária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa.

Caso o projeto seja sancionado pelo Executivo, estará assegurado ao aluno diabético um cardápio de alimentação escolar especial. Para isso acontecer, no início do ano letivo, a direção terá que tomar conhecimento sobre a existência de estudantes nestas condições para providenciar a merenda adequada.

“É um projeto que protege a saúde, os direitos sociais e a dignidade das crianças e adolescentes que consomem a merenda escolar todos os dias”, frisou o deputado Marcelo Cabral. Ele explicou que a medida não traz ônus ao Estado, pois será feita uma adaptação dos produtos oferecidos na rede pública de ensino.

Outro projeto aprovado por unanimidade pelos parlamentares é o de nº 086/17, de autoria do deputado Masamy Eda (PSD), que garante aos estudantes das redes estadual e privada de ensino o acesso à água potável e filtrada. “Atualmente, cerca de 60% das escolas não possuem água adequada para consumo. Tanto municípios mais próximos e quantos os mais distantes enfrentam dificuldades e precisam cavar poços artesianos”, justificou.

O intuito é fazer com que a Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) faça controle e fiscalização semestral da água fornecida nas instituições de ensino, além de elaborar políticas públicas para viabilizar o acesso à água de qualidade pelos estudantes.

Aprovados, os dois projetos seguirão para apreciação do Poder Executivo que definirá pela sanção ou veto parcial ou total das matérias.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas