ESCOLA DO LEGISLATIVO – Candidatos de Iracema se preparam para o concurso da Polícia Militar

Curso preparatório é oferecido gratuitamente pela Assembleia Legislativa

 

Fotos: SupCom ALERR

 

Os concurseiros do município de Iracema, a 93 km de Boa Vista, estão animados com a recente oportunidade que chegou a região.  Eles contam agora com um cronograma de aulas voltadas especificamente ao concurso público da Polícia Militar de Roraima (PMRR), oferecido pela Escola do Legislativo por meio do Núcleo da Assembleia instalado no município.

As aulas iniciaram na última terça-feira (19) e seguem 30 de junho. Estão disponíveis as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal com aulas das 18h às 22h e aos sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Na abertura do preparatório que já reúne 50 inscritos, estava Irineu Cipriano, de 26 anos. Ele afirma que a oportunidade veio em ótima hora para os moradores de Iracema, pois antes da chegada do Núcleo da Assembleia, os estudantes precisavam se deslocar até Boa Vista em busca de qualificação.

“Estou desempregado e a única alternativa é estudar e por isso não podemos deixar passar esta oportunidade. Estava estudando em casa e não tinha muito conhecimento sobre as disciplinas, mas agora com orientação as chances de ser aprovado aumentam”, disse o estudante.

A concurseira, Alice Prado, de 22 anos, reforça que a Escola do Legislativo está sendo a única opção no município, o que chegou para fazer a diferença na localidade. “Vai ajudar bastante, pois os professores são ótimos e o material didático é excelente. Esse é o único meio de conseguirmos estudar aqui em Iracema, pois aqui não temos oportunidades”, revelou a jovem.

Para a professora de Direito Penal, Isadora Rodrigues, nestas aulas voltadas para concurso público, é importante o alinhamento entre teoria e prática. “Estamos abordando os princípios e logo após a teoria, faremos a parte de resolução de questões. Direito Penal é uma matéria pedida em quase todos os concursos”, reforçou a professora.

Andressa Gonçalves é a coordenadora do Núcleo no município e reforça que os próximos dias serão muito produtivos para os estudantes. “Serão 10 dias de curso totalmente gratuitos, com apostilas e professores qualificados para atenderem a população”, completou.

As aulas estão sendo realizadas na Escola do Legislativo localizada na sede do Núcleo da Assembleia, localizada na rua Bernardo Saião, 1.050, Centro.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

MULTAS DE TRÂNSITO – “Prefeitura virou as costas para esse debate”, diz Coronel Chagas em audiência pública

As informações apresentadas pelas entidades participantes serão avaliadas na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira

Foto: SupCom ALERR

A Prefeitura de Boa Vista não enviou representantes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) para audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Roraima nesta quarta-feira (20) sobre fiscalização eletrônica de trânsito e aplicação de multas. A atitude desagradou parlamentares e representantes de segmentos ligados ao tema.

“A Prefeitura virou as costas para esse debate”, criticou o deputado Coronel Chagas (PRTB), presidente da Comissão Especial Externa criada no Poder Legislativo para discutir o assunto com a sociedade.

As informações apresentadas durante a audiência serão avaliadas pelos membros da Comissão Especial na próxima terça-feira (26), em reunião administrativa.  Participaram o Sindicato dos Taxistas de Roraima, Associação dos Taxistas Convencionais, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea-RR), Polícia Militar, além da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e cooperativas do interior do Estado.

O presidente do Crea-RR, Wolney Parente, destacou que em outubro do ano passado, em fiscalização de rotina, a instituição se deparou com a instalação de um pardal e o fiscal responsável questionou a empresa sobre a legalização junto ao órgão. “Ele fez um relatório de fiscalização e solicitou que a empresa se regularizasse junto ao Crea. A empresa não obedeceu aos prazos legais”, destacou.

Conforme Parente, somente neste ano houve o processo de legalização junto ao Conselho. “O que repasso a vocês é uma informação pública. São equipamentos que precisam estar regulares. A gente não pode fazer de qualquer forma”, frisou o presidente do Crea ao responder que desta forma, as multas aplicadas com base neste monitoramento eletrônico estariam irregulares.

Quanto a isso, o presidente da comissão disse que vai atuar junto ao Detran para verificar a legalidade das multas aplicadas. “Vamos verificar se são legais ou anuláveis do ponto de vista administrativo e jurídico”, destacou.

TAXISTAS – Quem trabalha diariamente com veículos nas ruas de Boa Vista tem sentido no bolso e na carteira de habilitação, devido às constantes multas registradas nos documentos dos motoristas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Roraima, Francisco Sales, a instituição recebe diariamente reclamações para que a entidade os ajude. “Muitos taxistas estão perdendo o direito de dirigir por causa desse excesso de multas. Esperamos que seja feito algo de concreto em relação a isso”, frisou.

 

Governo diz que “pardais” não estão nos pontos com mais acidentes

O subcomandante da Polícia Militar, Coronel Magalhães Damasceno, apresentou dados sobre os locais com maior incidência de acidentes de trânsito em Boa Vista e disse que em muitos destes não há fiscalização eletrônica. “Muitos pontos vulneráveis precisam de atenção do poder público, como o cruzamento das ruas Horácio Magalhães com Manoel Felipe, no bairro Asa Branca, e na Professor Diomedes com Terêncio Lima, no Centro da Cidade”, exemplificou.

Na mesma linha de pensamento seguiu o presidente do Detran, Titonho Beserra. Segundo ele, as estatísticas apontam para a necessidade de fiscalização em outros pontos da cidade onde ocorrem mais acidentes de trânsito.

Ele diz que o Detran defende o controle de velocidade, mas que ele seja feito da maneira correta. “Os radares de velocidade, segundo as estatísticas, não estão em locais com muitos acidentes. O que parece é que isso foi para pegar todos de surpresa, sem um trabalho de educação antes”, finalizou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Joaquim Ruiz critica posicionamento do Governo Federal sobre crise imigratória em Roraima

Deputado defende que os trabalhos não podem girar apenas em torno dos abrigos, mas na estrutura do Estado para atender as demandas de saúde, educação e segurança

Fotos: SupCom ALERR

O deputado Joaquim Ruiz, (PDT), usou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), para falar sobre a atual situação que vive o Estado quanto ao crescente número de imigrantes que cruzam a fronteira Brasil/Venezuela todos os dias.

Ele iniciou o discurso citando a recente visita da equipe do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), ocorrida na terça-feira (19), quando integrantes do Conselho visitaram abrigos de refugiados e se reuniram com organizações não governamentais e órgãos públicos.

Joaquim afirma que os trabalhos não podem girar em torno apenas dos abrigos ou das condições de acolhimento dos imigrantes, mas devem focar na estrutura do Estado em atender as demandas de saúde, educação e segurança.

“Hoje o Governo do Estado trabalha com recursos limitados e o Governo Federal não tem enviado nem um centavo para ajudar no combate à criminalidade. Gostaria que o Conselho Nacional de Direitos Humanos visitasse as penitenciárias e cadeias de Roraima, pois a população carcerária do Estado já representa 12% da nacional incluindo os presos venezuelanos”, apresentou o parlamentar.

Ele disse ainda que se nenhum posicionamento da União for tomado para organizar a entrada de imigrantes venezuelanos em Roraima, o Governo do Estado terá que tomar medidas energéticas no controle de fronteira. “A partir do próximo mês [julho], todo o cidadão estrangeiro que queira entrar em Roraima, terá que apresentar o atestado de antecedentes”, revelou Joaquim durante o discurso.

Em continuidade ao discurso, Joaquim disse que o caos está instalado e que, de acordo com um relatório apresentado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, seria necessária a construção de dois abrigos por dia para atender a demanda das pessoas que buscam refúgio em Roraima. Ele citou ainda que os índices de violência cresceram em função do aumento populacional e fragilidade das fronteiras. “Precisamos olhar nosso Estado com mais atenção. Ao mesmo tempo em que estão entrando pessoas boas, bandidos também estão cruzando a fronteira, além de armas de grosso calibre, contrabando e tráfico de drogas. Repito, é necessário controlar isso”, concluiu.

Líder do “Blocão” diz que governo não tem

competência para lidar com a crise migratória

Em contribuição ao discurso de Ruiz, o deputado George Melo (DC), líder do bloco oposição ao governo na Assembleia (o chamado “Blocão”), disse que concorda com as observações feitas por ele, porém duvida da competência da gestão do Poder Executivo. “Até hoje não vi competência nesta equipe para gerir nada. É carro da polícia sem combustível, falta de material nos hospitais, por isso eu duvido que tenha condições para amenizar a crise migratória em Roraima. Infelizmente estamos à mercê dessa situação por que essa gestão é ruim demais”, criticou George.

Usando o tempo da liderança, o líder do Blocão reforçou as críticas ao governo de Suely Campos (PP) ao afirmar que nunca veio tanto dinheiro para o Estado como agora. “Não é suficiente, pois infelizmente esse governo não tem limites. Rezo todos os dias para que ele [governo atual] acabe, pois ninguém aguenta mais”, reafirmou Melo ao acrescentar que a  corrupção está imperando em Roraima.

Para rebater os comentários de Melo durante a fala de Joaquim Ruiz, o líder do Governo na Assembleia, deputado Brito Bezerra (PP), afirmou que o Governo está fazendo de tudo para administrar Estado em benefício de todos. “Nenhuma gestão na história de Roraima enfrentou tantos problemas quanto a governadora Suely Campos (PP). Tivermos avanços no setor produtivo e para os servidores públicos. Hoje se coloca bolso do servidor R$168 milhões de reais a mais aprovados por meio de Planos de Cargos e Carreira e Remuneração (PCCR), mas não tem como fazer tudo”, defendeu o líder do governo.  

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

CONCURSO – Assembleia promove aulão com revisão geral durante todo o sábado

O evento é gratuito e contará com treinador referência nacional em estudos de alta performance

Fotos: SupCom ALERR

As provas do concurso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) serão realizadas neste domingo (24) com a participação de mais de 14 mil inscritos. Para deixar essa turma ainda mais segura sobre o conteúdo do edital, a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios vai realizar, neste sábado (23), mais uma edição do Sabadão Concurseiro, que desta vez contará com a presença de Pedro Medula, considerado o maior treinador de estudantes do Brasil.

A movimentação rumo à aprovação inicia às 09 h no plenário Noêmia Bastos Amazonas, prédio da Assembleia Legislativa, na praça do Centro Cívico, Centro. O evento seguirá até às 19h com um total de sete disciplinas. Cada professor terá uma hora de aula.

O treinador de estudantes vai abrir o Sabadão com uma metodologia diferenciada sobre técnicas de concentração. Segundo a coordenadora da unidade de Cursos Preparatórios, Cristina Mello, este será um dia decisivo para quem está se preparando.  “Na abertura com o professor Pedro Medula, ele trabalha a motivação e trará ainda novidades de como os candidatos devem estudar aplicando técnicas de concentração e habilidades na escolha dos conteúdos”, explicou Cristina.

Todas as disciplinas previstas no certame do Poder Legislativo serão trabalhadas durante este 9º Sabadão Concurseiro. A entrada e todo o material didático são gratuitos. “Estão todos convidados a participar desse grande evento para, assim, conquistarem um bom resultado na prova do domingo”, reforçou a coordenadora.

A aula coletiva vai funcionar ainda como um momento de revisão para os candidatos. Um dos professores presentes no Sabadão é Junior Vieira, que vai reforçar os conhecimentos sobre a disciplina de Direito Constitucional. “Será um momento muito importante, pois os alunos poderão rever as matérias fundamentais e resolver questões na véspera do concurso. É na verdade a última revisão”, adiantou o professor.

PEDRO MEDULA – É treinador de estudantes do Brasil e Fundador da Academia de Aprendizagem Tae Club. No esporte, foi atleta profissional e quarto lugar mundial de skate de velocidade. Nos estudos, aprovado entre os primeiros lugares em concursos federais, estaduais e municipais e, aos 31 anos, saiu do serviço público para empreender.

Nos negócios, fundou o Tae Club Academia de Aprendizagem do Brasil, treinou e palestrou para milhares de pessoas por todas as regiões do país. Medula ensina a se tornar um estudante com máximo rendimento e com mais tempo para viver. São trabalhadas ferramentas fáceis e eficientes para controlar a ansiedade, lidar com as pressões da família e amigos, manter a disciplina, o foco e a resiliência para continuar em momentos difíceis.

Confira o horário de cada disciplina: 

Horário Disciplina Professora
09h às 10h30 Abertura Pedro Medula
11h às 12h Raciocínio Lógico Abel mangabeira
12h às 13h Informática para Concurso Jozimael Silva
14h às 15h Regimento Interno da ALE Luís Fernando
15h às 16h Português Laeny Amaral e Vanessia Noronha
16h às 17h Direito Constitucional Junior Vieira
17h às 18h Direito Tributário Lausson Magalhães
18h às 19h Direito administrativo Andreive Ribeiro

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR