Escola do Legislativo oferece aulas gratuitas de matemática

60 vagas estão disponíveis para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Foto: SupCom ALE-RR

Adolescentes interessados em concorrer a uma vaga em processos seletivos como os do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) e UFRR (Universidade Federal de Roraima) podem estudar matemática de nível fundamental gratuitamente na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios. As inscrições podem ser feitas na Unidade Silvio Botelho, localizado na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, zona Oeste de Boa Vista.

Com as aulas previstas para iniciar em 3 de julho, a turma de Matemática Nível Fundamental para alunos do 9º ano está com 60 vagas disponíveis, todas as terças-feiras, das 10h às 12h, com carga total de 30 horas, ministrada pelo professor da Escola do Legislativo, Abel Mangabeira.

Para a comunidade em geral, a instituição está com disponibilidade de vagas para duas turmas em matemática básica, das 14h às 16h e das 18h às 20h. “O assunto engloba também raciocínio lógico. Para quem começou a se preparar para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e vestibular, é um início para os próximos preparatórios que teremos aqui na escola”, explicou a coordenadora da Unidade Silvio Botelho, Cristina de Mello.

É necessário que os interessados confirmem a matrícula diretamente no prédio da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, no bairro Silvio Botelho, das 8h às 22h, munidos de cópias e originais de documentos pessoais como RG, CPF, Comprovante de Residência e números de telefones para contato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 095 0047.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

PARCERIA – Convênio garante desconto de 40% para servidores no Centro Universitário Estácio

Reduções são válidas para cursos de graduação, pós-graduação e ensino à distância

 

Fotos: SupCom ALERR

Os servidores e dependentes diretos dos funcionários da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) são beneficiados por um convênio firmado com o Centro Universitário Estácio da Amazônia, que garante desconto de 40% nas mensalidades de cursos da instituição de ensino superior. Estão incluídos graduação, pós-graduação e ensino à distância (EAD).

Ao saber do benefício, o servidor Wilson Reis já pensa em se inscrever em um dos cursos disponíveis.  “Estou pensando em fazer o vestibular e esse desconto veio em bora hora. É uma ótima oportunidade para todos que pensam em expandir os conhecimentos”, disse o servidor.

Ele afirma ainda que a parceria é uma saída para crise financeira, levando em consideração que o desconto chega a quase metade do valor dos cursos. “No atual momento, buscamos enxugar o orçamento, pois sou pai de família e tenho cinco filhos que também necessitam de uma oportunidade para estudar”, acrescentou.

O representante da Estácio, Silvani Castro, disse que o convênio é válido para qualquer unidade da Estácio no Brasil. “Esse convênio com a Assembleia, além de oferecer o desconto em todos os cursos, atende ainda os servidores e seus dependentes. É uma oportunidade para o ingresso no Ensino Superior”, completou Castro.

O Centro Universitário Estácio da Amazônia oferece 30 cursos de Ensino Superior em diferentes áreas de conhecimento e dez cursos de pós-graduação. Mais informações podem ser obtidos por meio do endereço eletrônico da instituição (http://portal.estacio.br/). Para mais detalhes sobre esta parceria e demais programas do Poder Legislativo, a Assembleia disponibiliza o Call Center 0800 095 0047.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Alimentação saudável será tema de oficina nas Escolas do Legislativo em Mucajaí e Iracema

Alunos receberão orientações sobre como selecionar, manipular e higienizar alimentos, além de conhecer um pouco sobre a existência dos microrganismos

Foto: Divulgação

O chef de Cozinha Beto Belini estará nos dias 28 e 30 de junho, em Iracema e Mucajaí, respectivamente, para ministrar uma oficina sobre preparação de alimentação saudável. As aulas serão realizadas nos Núcleos da Assembleia Legislativa nos municípios. As inscrições estão abertas e a oficina é gratuita.

Com quatro horas de duração, a ideia da capacitação, segundo a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, é mostrar aos participantes técnicas de como preparar um alimento saudável, desde a escolha do material até as formas de dispor frutas, legumes e verduras em uma refeição. “Todo material utilizado na oficina pelo professor e pelos alunos será disponibilizado pela Assembleia Legislativa”, disse.

No ramo da gastronomia desde 2012, o chef contou que todo cuidado é pouco quando se trata de alimentação. Entre teoria e prática, os participantes conhecerão os aspectos da segurança alimentar. “Como selecionar, manipular um alimento, higienização. Mais do que receitas, as pessoas devem pensar nos microrganismos existentes”, completou Beto Bellini.

Além disso, os alunos terão acesso a conhecimentos específicos sobre as necessidades do corpo humano, atividades físicas e, por fim, irão colocar a mão na massa. “São dicas que servem para o dia a dia, para aplicar em casa e, principalmente, em empresas do ramo”, citou.

Em Iracema, os interessados podem procurar o Núcleo da Assembleia Legislativa, localizado na rua Doutor Bernardo Saião, nº 1.030, no Centro. Já em Mucajaí, o prédio do Poder Legislativo encontra-se na rua Padre Ricardo Silvestre, s/n, no Centro da cidade. A aula será das 14h às 18h.

Para mais informações sobre disponibilidade da oficina nestes municípios, os cidadãos podem ligar para o 0800 095 0047.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

SALA DE ESPERA – Procon Assembleia tirará dúvidas sobre direitos do consumidor na Defensoria Pública

Ação faz parte do projeto Diálogo na Sala de Espera, parceria entre a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública do Estado

 

Foto: SupCom ALERR

Durante todo o mês, a Escola do Legislativo tem levado informações sobre vários temas à população assistida pela Defensoria Pública do Estado, por meio do projeto Diálogo na Sala de Espera.  A importância dos valores familiares foi abordada nesta segunda-feira (25) e nesta terça-feira (26), o Procon Assembleia falará sobre o direito do consumidor, no hall da instituição, localizada na avenida Sebastião Diniz, Centro.

O palestrante desta segunda-feira, Ademir Barros, ressaltou a necessidade do estreitamento dos laços familiares por meio do diálogo. “Muitos valores permanentes estão se perdendo, dando lugar apegos de pouca importância para o âmbito familiar. Um deles é a falta de diálogo entre os membros da família”, disse.

Nota-se, conforme ele, a ausência da conversa franca e daquele momento descontraído em que os membros da família param no tempo para sorrir e dialogar. “É preciso colocar para fora, através da conversa, o que se está sentido. Essa falta de diálogo está levando a família para um caminho muito negativo. É preciso resgatar os valores da comunicação entre os familiares”, orientou.

O assessor especial do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) da Defensoria, Celson Figueiredo Cruz, salientou que o tema se ajustou àquele momento, uma vez que a maior demanda da Defensoria Pública são litígios envolvendo a família, como divórcio e pensão alimentícia.

“Essa parceria tem sido importante porque os profissionais da Assembleia, por meio dos projetos e programas, vêm trazer informações importantes para as pessoas que ficam na sala de espera. Tenho certeza que os valores passados durante essa palestra vão ajudar as pessoas a se sensibilizarem sobre a importância de manter a família unida, inclusive para o bem-estar das crianças”, afirmou.

O servidor público Antônio Neto avaliou o assunto abordado como relevante para quem vai em busca de atendimento. “Quem busca a Defensoria, já chega aqui tenso. É muito positivo se deparar com uma palestra, cujo assunto é relativo ao que se está procurando. O assunto abordado pela Assembleia foi ao encontro dessas pessoas”, disse.

Durante essa parceria já foram ministradas palestra sobre o uso do celular, atitudes empreendedoras e a responsabilidade individual e coletiva no processo da educação ambiental.

 

Marilena Freitas

SupCom ALERR