Parlamentar indicou ao Governo do Estado a necessidade da criação de uma Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude
Foto: SupCom ALERR
Por meio de indicação parlamentar, o deputado Oleno Matos (PCdoB) pediu ao Governo do Estado a criação de uma Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. O Poder Executivo não dispõe de um órgão específico para tratar de políticas públicas direcionadas a esta demanda em Roraima.
Conforme a proposta, a criação deste órgão público não implicará em despesas para o Estado, pois somente com o remanejamento de pessoas e setores será possível desenvolver políticas públicas na área.
As temáticas propostas são trabalhadas atualmente pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), no caso de políticas voltadas para o esporte, e Secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), no que diz respeito ao lazer e juventude.
“Há necessidade de que o Executivo estadual dê mais atenção a essas políticas públicas através de uma pasta própria. Hoje os nossos jovens estão sendo presas fáceis para as drogas, para o crime organizado e esperamos que, com essa secretaria específica essas políticas públicas possam avançar ainda mais”, explicou Matos.
Segundo ele, a medida auxiliará na educação destes jovens, pois o tempo ocioso será preenchido com atividades e projetos voltados às necessidades de cada criança ou adolescente.
Para o deputado, Roraima tem potenciais atletas em diversas modalidades. Como exemplo, citou, o jogador de futebol Thiago Maia. “Hoje as práticas desportivas são resumidas aos Jogos Escolares e através das Federações Esportivas, mas elas não têm condições de conduzirem esse processo sozinhas”, justificou Oleno Matos.
Yasmin Guedes
SupCom ALERR