Pular para o conteúdo

Deputados aprovam LDO e entram em recesso legislativo

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte

Foto: SupCom ALERR

Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta terça-feira (3), por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estabelecendo as metas e prioridades para o exercício financeiro de 2019. Foram votados 11 vetos ao texto original, dos quais 10 foram aprovados. Com a votação e análise de outros projetos votados na Casa, os deputados entraram em recesso legislativo.

A matéria foi apreciada durante a manhã pela Comissão Mista de Orçamento, pouco antes da sessão ordinária, a qual foi suspensa e retomada às 15h30 com a votação de vários projetos.

O relator Jânio Xingu (PSB) destacou três emendas importantes para a funcionalidade da lei. Uma delas suprimiu um trecho do projeto de lei que determinava a devolução para o tesouro estadual de eventuais recursos dos Poderes após o fim do exercício.

Outra diz respeito às emendas parlamentares impositivas, pois os valores destinados por este meio acabavam incorporados ao duodécimo para o ano seguinte, dando direito ao mesmo valor todos os anos. Uma das emendas simplifica ainda informações sobre o crédito suplementar, cujo limite foi fixado em 20% para que o Executivo possa fazer remanejamento orçamentário sem necessidade de apreciação pelo Poder Legislativo.

“Suprimimos o trecho para que os valores dos Poderes sejam incorporados aos seus respectivos fundos, adequamos o texto sobre as emendas para que isso valha especificamente para aquela destinação, sem reflexo em anos seguintes. Também deixamos os detalhes sobre o crédito suplementar para tratarmos nas discussões durante a LOA [Lei Orçamentária Anual]”, explicou o relator.

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Coronel Chagas (PRTB), explicou que o orçamento do Estado é regido por três leis: a LDO, que trata das questões macro para cada uma das áreas de atuação do Estado e dos demais Poderes; a LOA (Lei Orçamentária Anual), votada em dezembro com valores específicos que cada Poder vai receber, inclusive os valores de cada secretariaestadual, e o PPA (Plano Plurianual), votado a cada quatro anos. “Estas leis regulam o orçamento do nosso estado, definindo quanto recurso vai pra cada área, quanto o Estado vai arrecadar e onde vaiinvestir”.

OUTROS PROJETOS – Outras matérias foram analisadas pela Casa em primeiro turno, e parte delas, em segundo turno durante sessão extraordinária aberta logo após a ordinária.

Com 15 votos, foi rejeitado o veto total do Poder Executivo contra projeto de lei do deputado Jalser Renier (SD). O projeto pede que quando o poder realizar uma licitação, as empresas participantes sejam obrigadas a comprovar pagamento de igual salário para homens e mulheres que executem a mesma função.

Também foi aprovado projeto de lei do deputado estadual Gabriel Picanço (PRB) que obriga postos de saúde e hospitais públicos a realizarem teste para trombofilia (uma tendência problemas no sangue que podem levar ao entupimento de veias e artérias).

Foi aprovada ainda a mudança no artigo 1º da Lei 1.176/2017sobre a classificação de estâncias turísticas e ainda o Projeto de Lei 071/2018, com alterações na LOA do exercício de 2017.

Yana Lima

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas