Esquecimento de objetos está entre os principais impasses envolvendo este tipo de estabelecimento

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Hotel geralmente é lugar para descanso, porém esquecer um objeto ou ter dificuldades para cancelar uma reserva pode tornar este momento uma dor de cabeça, tanto para o hóspede, quanto para a empresa. Para evitar situações como estas, o Procon Assembleia visitou na tarde desta terça-feira (24), seis estabelecimentos do ramo no centro da cidade.

Durante a ação foram distribuídos exemplares do Manual de Defesa do Consumidor e repassadas informações sobre os serviços prestados pela instituição. As orientações seguirão nesta quarta-feira (25), quando mais empreendimentos receberão a visita dos técnicos.

Na ocasião, o órgão de defesa disponibilizou aos responsáveis dos hotéis o manual elaborado pelo Poder Legislativo, com o Código de Defesa do Consumidor, e tirou dúvidas frequentes. Os técnicos informaram ainda sobre a disponibilidade de palestras proferidas pelos advogados do órgão de acordo com a necessidade dos estabelecimentos.

Em um hotel no centro da cidade, na região central de Boa Vista, o gerente Francisco Sampaio disse que a informação correta ajuda no entendimento com os clientes. Segundo ele, entre as situações mais corriqueiras está o esquecimento de objetos nos quartos por parte dos hospedes. “Já tivemos que acionar a parte jurídica e com essa visita, teremos mais uma ferramenta para esclarecer situações como estas”, frisou Sampaio, ao adiantar que a expectativa é a melhoria no atendimento e um futuro treinamento aos funcionários.

Vários setores comerciais já receberam a visita do Procon Assembleia. De acordo com a advogada Priscilla Vanderlei, os empresários e comerciantes passaram a solicitar mais os serviços da instituição. “Eles costumam, após essa visita, usar os recursos que a gente disponibiliza, tanto do material, como do nosso telefone para contato, tirando dúvidas e esclarecendo demandas. Isso possibilita que muitos casos sejam resolvidos administrativamente no próprio local”, frisou.

Quanto às ocorrências, Priscilla salientou que o ideal é o hotel realizar uma vistoria após a saída do cliente. “Eventualmente [o hóspede] pode esquecer alguns pertences no hotel e eles nos procuram para saber como agir. O ideal é que ao sair, o cliente solicite um checklist no apartamento”, comentou.

As palestras e as visitas podem ser solicitadas por ofício ao Procon Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bittencourt, nº 216, no Centro. Outras informações pelo telefone 0800 095 0047 ou 4009-4820.

Yasmin Guedes

SupCom ALE-RR