Pular para o conteúdo

IMIGRAÇÃO VENEZUELANA – Izaías Maia diz que Governo Federal desconhece a realidade de Roraima

Parlamentar defende que atos humanitários sejam praticados, mas de maneira ordenada

 

Foto: SupCom ALE-RR

O deputado Izaías Maia (sem partido) subiu à tribuna do plenário da Assembleia Legislativa de Roraima nesta quarta-feira (8) para falar sobre a imigração venezuelana e a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em reabrir a fronteira do Brasil com a Venezuela após derrubar a liminar da Justiça Federal na terça-feira (7).

Conforme o parlamentar, Roraima não possui estrutura física e nem operacional para receber os milhares de imigrantes oriundos da Venezuela, país fronteiriço com o Brasil, que fogem da crise econômica e humanitária.

 “Temos que arrumar a nossa casa para podermos ajudar o vizinho. O problema da Venezuela, que começou no comando do [presidente Nicolás] Maduro, foi transferido para Roraima, que tem 600 mil habitantes, não tem emprego, não tem energia”. Como resultado, pontuou, há um impasse na decisão do controle de entrada dos imigrantes no Estado, pois o Governo Federal não conhece a realidade do Estado, como o crescimento da miséria, da falta de energia elétrica, entre outros pontos.

O parlamentar disse ainda que a problemática inflamou o sistema público, resultando em hospitais lotados e sem leitos para atender a todos, escolas lotadas e aumento na criminalidade. “Como disse o juiz Helder Girão Barreto: ‘Temos que ter responsabilidade e praticar o ato humanitário, mas não desordenadamente’”, citou.

Izaías Maia falou ainda de outros problemas encontrados no interior de Roraima, principalmente na região Sul. Com discurso direcionado ao líder da base governista na Assembleia Legislativa, deputado Brito Bezerra (PP), ele citou a falta de óleo diesel para abastecer o maquinário que recupera as vicinais, a falta de merenda e transporte escolar. “Várias escolas terminando aula mais cedo por não terem merenda escolar. Transporte escolar parado e muitas vicinais intrafegáveis”, resumiu.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas