Brito Bezerra afirma que parceria do TCE com a Assembleia Legislativa será reforçada

Ex-deputado continuará a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, agora como conselheiro do TCE

Na presença de familiares e autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, o ex-deputado e agora conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Brito Bezerra, foi empossado na Corte de Contas. Ele afirmou que a expectativa é reforçar os trabalhos de fiscalização em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima.

A sessão solene de posse do conselheiro ocorreu nesta terça-feira (2), no auditório do TCE-RR, conduzida pela presidente da Corte, Cilene Salomão. Ela apresentou informações sobre o funcionamento da instituição no Estado e explicou como será a contribuição de Brito Bezerra para o tribunal, composto agora por cinco conselheiros em atuação.

A principal atribuição do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado é fiscalizar a aplicação de recursos públicos, tanto na questão da legalidade, quanto da efetividade, para verificar se as aplicações geram benefício para a coletividade.

Cilene Salomão enfatizou que o fato de Brito ter saído da Assembleia Legislativa, instituição que tem por missão principal a fiscalização, deve conferir ainda mais apoio ao trabalho do tribunal. “O conselheiro Brito vem reforçar nosso trabalho. É uma pessoa que preencheu todos os requisitos, tanto na Constituição, como na nossa Lei Orgânica, então está habilitadíssimo para o cargo.”

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), a ida do colega de parlamento ao TCE significa um ganho para ambos os lados. “Devo dizer que o posicionamento do Poder Legislativo foi extremamente democrático, onde todos puderam participar. Brito soma com a Assembleia e soma com TCE, que ganha um grande conselheiro.”

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jânio Xingu (PSB), também parabenizou a conquista de Brito Bezerra. “O Brito é uma pessoa preparada, idônea, com moral ilibada e com certeza será um excelente conselheiro.”

Durante a solenidade, os convidados conheceram mais sobre a história de Brito Bezerra, desde a cidade de origem, aos passos na vida política. “Quero dizer que estou muito grato ao povo do meu estado de Roraima, aos meus eleitores, aqueles que torcem por mim e garanto que cumprirei com essa missão honrosa e constitucional e fazer com que os recursos públicos possam ser aplicados para os seus devidos fins”, concluiu Brito.

Posse

A vaga deixada na Assembleia Legislativa pelo ex-deputado Brito Bezerra será ocupada pela suplente da coligação, Angela Águida Portella (PP). A posse será realizada nesta terça-feira (2), às 17h, na sala de reuniões da Presidência da Casa.

Ângela Águida Portella é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), pós-graduada em Gestão Financeira e mestranda em Educação para Saúde. Candidata ao cargo de deputada estadual em Roraima, obteve 2.333 votos totalizados.  Na Assembleia Legislativa já esteve à frente da Escola do Legislativo e presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso, de Ação Social, com projetos em sua maioria voltados para a juventude, mulheres e causas cristãs.

Texto: Yasmin Guedes

Fotos: Eduardo Andrade