INGLÊS E ESPANHOL – Escola do Legislativo oferta mais de 500 vagas para cursos de idiomas

Aulas contam com nova metodologia para estimular estudantes a chegarem até os níveis avançados

 

A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, está com vagas disponíveis para cursos de inglês e espanhol. Ao todo são ofertadas 523 vagas. Os interessados podem se inscrever na sede da instituição, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1.313, bairro Silvio Botelho, das 8h às 22h.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, explicou que os cursos de idiomas ganharam nova roupagem, para estimular os alunos a concluírem as primeiras etapas do curso e seguirem para o nível avançado. “O professor vai trabalhar um conteúdo contínuo. O aluno que se matricular no nível básico já sai do curso com os módulos básico e intermediário”. O nível avançado será uma turma aprofundada com foco na conversação.

São 177 vagas para o curso de inglês módulo II (avançado). As aulas iniciam no dia 24 deste mês (inglês) e 5 de maio (espanhol). Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e números de telefone para contato. É preciso ter mais de 16 anos de idade. Mais informações pelo telefone 98402-3402.

Poder da Comunicação

Outro curso com vagas abertas na instituição é o Poder da Comunicação. As aulas são indicadas para quem deseja controlar a timidez, melhorar a comunicação na hora da venda ou no atendimento ao público.

Confira os horários dos cursos:

 

 

Cursos Início Término Dias Horário Carga horária
Inglês módulo II 24/04 05/08 Segunda e quarta 10h às 12h 60h
Espanhol módulo I 02/05 13/08 Terça e quinta 8h às 10h 60h
Espanhol módulo II 02/05 13/08 Terça e quinta 10h às 12h 60h
Poder da Counicação 07/05 09/05 Terça e quinta 18h30 às 21h30 9h

Texto: Vanessa Brito

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Audiência pública discutirá políticas para povos indígenas

Evento trará para RR as discussões do movimento Acampamento Terra Livre, maior assembleia dos povos indígenas do Brasil

As políticas públicas voltadas para as comunidades indígenas serão tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no próximo dia 24, às 15h, no plenário Deputada Noêmia Bastos. Lideranças indígenas e autoridades estão sendo convidadas para o evento, que busca trazer para Roraima as discussões levantadas durante a maior mobilização indígena do país.

Proposta pela deputada Lenir Rodrigues (PPS), que preside a Comissão de Políticas Indigenistas da Assembleia Legislativa, a finalidade do evento é ouvir os representantes das etnias indígenas de Roraima, as quais vão apontar os desafios enfrentados e propor políticas que atendam às necessidades dos povos indígenas.

“Essa audiência ocorrerá por ocasião do Acampamento Terra Livre, em Brasília, que já existe há muitos anos. Em Roraima também haverá esse movimento, quando teremos um momento de reflexão sobre as políticas indígenas dentro da Casa Legislativa”, explicou a parlamentar.

O Acampamento Terra Livre está na 15ª edição e este ano acontecerá de 24 a 26 de abril. O evento reúne índios de todo o país, que aproveitam a oportunidade para protestar e propor políticas. As questões logísticas dificultam a participação dos indígenas no movimento. Desta forma, a audiência pública permitirá maior acesso desta população à essa discussão.

Pautas

Na pauta da agenda nacional está a Medida Provisória (MP) nº 870, que retira da Funai (Fundação Nacional do Índio) a competência para realizar os estudos para a demarcação de terras indígenas. Historicamente a Funai foi o órgão responsável pela política indigenista do Estado, sob a tutela do Ministério da Justiça. Atualmente essa atribuição é do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sob comando da bancada ruralista.

Outra situação que preocupa os índios é a municipalização da saúde indígena, que no entendimento deles, invalida a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), construída pelos movimentos indígenas.

Texto: Marilena Freitas

Foto: SupCom ALE-RR

SupCom ALE-RR

CAM oferece assessoria técnica e legislativa aos municípios

Programa do Poder Legislativo tem ajudado prefeituras e câmaras municipais na construção do Plano Diretor das Cidades

Para prestar apoio técnico às prefeituras e câmaras dos municípios do Estado, o Centro de Apoio aos Municípios (CAM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), desenvolve um trabalho de orientação e acompanhamentos aos servidores desses órgãos. A prioridade do centro para este ano será o auxílio aos municípios para a elaboração do Plano Diretor.

Também conhecido como Estatuto das Cidades, o Plano Diretor estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana, levando em consideração a qualidade de vida aos moradores de determinada localidade e o crescimento equilibrado das cidades.

Conforme o diretor do CAM, Joaquim Ruiz, uma das propostas é aproximar o Poder Legislativo estadual aos municípios por meio de vários projetos, entre eles elaboração do plano. “A partir deste ano, o município que não tiver um Plano Diretor não poderá fazer convênio com Governo Federal, por isso estamos dando esse suporte nessas cidades.”

Ruiz destaca que o trabalho da instituição prevê ainda o apoio às câmaras municipais no que diz respeito à infraestrutura dos municípios. “É nosso dever dar apoio ao município nas áreas da educação, ciência e tecnologia, infraestrutura e bem-estar social”, enfatizou.

A equipe técnica do Centro tem se deslocado ao interior do Estado para prestar serviços de assessoramento, que vai desde a área jurídica até a área de elaboração de projetos básicos, possibilitando, por exemplo, a viabilização de recursos para melhorar a qualidade de vida da população.

Próximas visitas 

Os próximos municípios a serem visitados pelo CAM serão Uiramutã, Normandia e Bonfim. Segundo Joaquim Ruiz, o objetivo será dar prosseguimento ao Plano Diretor das Cidades. “Iremos fazer também o Plano de Desenvolvimento Regional junto com todas as comunidades, não só as sedes, para que o município tenha um perfil socioeconômico detalhado”, conclui.

O CAM está à disposição dos municípios na sede do órgão, localizada na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro. A instituição funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h.


Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Programa Abrindo Caminhos estimula desenvolvimento por meio da informática

Aulas para crianças e adolescentes instigam aprendizado e socialização, no entanto, ferramenta deve ser usada com cautela

A informática na vida das crianças proporciona uma maior capacidade de desenvolvimento, pois o acesso à informação estimula o aprendizado. No programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), crianças e adolescentes têm a primeira aproximação com computadores durante as aulas oferecidas de forma gratuita.

Conforme a professora de informática do Abrindo Caminhos, Flávia Alves, é importante que as crianças tenham o acesso ainda cedo para que o conhecimento seja estimulado. “Isso desperta nelas o interesse para que além de abrir o entendimento, elas tenham uma melhor compreensão. A inserção ainda cedo é super importante, porque vivemos em um mundo digital e muitas dessas crianças às vezes em casa não têm essa oportunidade.”

Os benefícios da informática para os alunos vão além de proporcionar conhecimento. De acordo com Flávia, os conteúdos servirão também para a futura vida profissional. “Aqui elas conseguem ter um acesso direcionado para algo que elas vão utilizar não só agora, mas levar para a vida profissional”, explicou.

As dinâmicas utilizadas por Flávia nas aulas vão desde brincadeiras e jogos educativos para que os alunos fixem os conteúdos direcionados e sob seu monitoramento.

Natural da Venezuela, Adriannys Diaz, de 13 anos, destaca que nunca teve contato com o computador no país vizinho, e as aulas de informática do Abrindo Caminhos têm lhe ajudado. “Eu não sabia muito por não ter aulas de informática, que hoje me ajuda nos trabalhos, na escola e como eu sou de outro país, então se faz mais fácil que antes.”

Cuidados com o excesso

A professora ressalta que os pais também precisam ter um controle do que os filhos acessam na internet, para que o mau uso das ferramentas não prejudique as crianças. “A gente pede que os pais monitorem os filhos com relação aos que eles assistem ou acessam, porque isso pode trazer sérios malefícios, se usado da maneira errada”, enfatizou.

A psicóloga do Abrindo Caminhos, Lauany Leal, alerta que embora a informática seja benéfica na vida das crianças e adolescentes, o acesso exagerado e sem controle pode levar a consequências negativas. “Nós sabemos da fragilidade hoje da rede, onde cada vez mais pessoas tentam persuadir através desse meio da internet.”

Conforme Lauany, para um melhor acompanhamento dos pais com relação ao desenvolvimento dos filhos, o Abrindo Caminhos oferece rodas de conversa. “Conseguimos identificar o que os pais dos nossos alunos estavam pensando e chegamos a um denominador comum de dar a liberdade, mas na quantidade e hora determinada”, concluiu.

Abrindo Caminhos

O programa do Poder Legislativo atende crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, nas modalidades de futebol, jazz, balé, ginástica rítmica, jiu-jitsu, informática, coral e teatro. O Abrindo Caminhos está localizado na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará. Informações pelo 98402 5014.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR

Procon Assembleia fará campanha educativa sobre preço de combustíveis

A proposta é realizar um trabalho educativo em parceria com o Sindipostos para explicar como é a composição do preço final

Nesta sexta-feira (12), o Procon da Assembleia se reuniu com os representantes do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Roraima (Sindipostos – RR) para entender os motivos constantes dos reajustes no preço da gasolina. O órgão vai elaborar uma campanha educativa para explicar como o preço da gasolina e do diesel são calculados.

“Alinhamos para que seja feita uma campanha para divulgar as informações ao consumidor”, explicou a diretora do Procon, Eumária Aguiar. A proposta é realizar um trabalho educativo para elaborar um documento, que será disponibilizado ao consumidor. “Temos esse interesse de esclarecer essas situações aos órgãos fiscais e à população”, disse o presidente do Sindipostos, José Neto.

Segundo o presidente, o reajuste nacional vem ocorrendo desde janeiro deste ano. Ele afirma que os valores dos combustíveis são alterados diariamente pela Petrobrás, resultando no efeito cascata. À medida que o combustível aumenta na refinaria, acaba refletindo nas distribuidoras, e por último nos postos de gasolina.

Preço

O preço final da gasolina e do diesel é composto basicamente por 4 parcelas: realização do produtor ou importador, no caso a Petrobras, incluindo custo e lucro; custo do etanol anidro (no caso da gasolina) e do biodiesel (no caso do diesel); tributos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, e Cide) e margens de distribuição e revenda.

Levantamento de preços

Para orientar o consumidor e inibir cobranças abusivas. O Procon Assembleia realizou nesta semana, um levantamento de preço de gasolina em dez postos de combustíveis na Capital, tanto na região central quanto na periferia da cidade. A consulta aponta para uma diferença de até R$0,22 de um estabelecimento para outro.

O levantamento aponta que a gasolina comum sofre uma variação de R$ 4,12 a R$ 4,29 no pagamento em dinheiro, e de R$ 4,25 a R$ 4,39 no cartão de crédito. O valor de R$ 4,12 é praticado apenas por um dos estabelecimentos consultados. Já a gasolina aditivada apresenta variação de R$ 4,17 a R$ 4,39 no pagamento à vista.

Confira o levantamento aqui.

Texto: Vanessa Brito

Foto: SupCom ALE-RR