Pular para o conteúdo

Instituições em Bonfim recebem orientação sobre violência doméstica

Representantes de instituições que atuam no combate e acolhimento às vítimas de violência doméstica no município de Bonfim, cidade fronteiriça com a Guiana, a 124 quilômetro da Capital, participaram da segunda edição do projeto “Momento Chame” em 2019. A palestra foi ministrada pela equipe do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), na sede da Defensoria Pública na região, nesta terça-feira (16).

A equipe técnica do Chame é composta por advogada, psicóloga e assistente social. Elas repassaram aos participantes informações sobre os cinco tipos de violências praticadas contra as mulheres (sexual, física, moral, patrimonial e psicológica), Lei Maria da Penha (11.340/06), e orientaram sobre onde a vítima pode pedir ajuda, bem como as consequências destes crimes para crianças e adolescentes.

Participaram do encontro servidores da Defensoria Pública em Bonfim, Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e conselheiros tutelares de Bonfim e Normandia, instituições que formam a chamada Rede de Proteção à mulher. A próxima edição do projeto “Momento Chame” será em maio, na cidade de Alto Alegre (95km de Boa Vista).

O “Momento Chame” é um dos projetos educativos desenvolvidos pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, para informar os cidadãos sobre os serviços prestados pela instituição. “Nossa ideia é trazer para o Interior essa informação, não deixar só na Capital. Informar as pessoas sobre a importância da prevenção à violência doméstica, de romper esse círculo e sair desse relacionamento abusivo”, frisou a coordenadora do Chame, Elizabete Brito.

Violência em Bonfim e Normandia

Cerca de 24% dos processos criminais na Defensoria Pública de Bonfim estão relacionados a violência contra a mulher e ao estupro de vulnerável, como informou o defensor público Januário Lacerda. Ele destacou a importância da parceria com a Rede de Proteção. “Ela encurta essa distância das vítimas com a justiça”.

O conselheiro tutelar Francisco Vaz de Souza, do município de Normandia, atendeu ao convite do Chame e acompanhou as explicações. Para ele, a novidade foi conhecer mais sobre violência patrimonial. “Agora estou por dentro do assunto e ciente de que é um crime. É importante conhecer pra gente melhorar o atendimento no município de Normandia”.

Ele explicou que o Conselho Tutelar em Normandia recebe denúncias praticamente todos os dias. No geral, 60% dos casos envolvem situações de violência doméstica familiar. A participação na palestra auxiliará a equipe a desenvolver um trabalho mais humanizado e a detectar outros casos. “É bom conhecermos os direitos das mulheres e como autoridade, aprendemos mais sobre esse público”.

Texto: Yasmin Guedes 

Foto: Eduardo Andrade 

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas