Pular para o conteúdo

PIRACEMA – Pescador garante renda após curso em Núcleo da Assembleia Legislativa

Aulas sobre confecção de ovos de Páscoa em Caracaraí inspiraram Sidney Barros a empreender para garantir rendimentos no período em que a pesca é proibida

Sidney Barros herdou do pai, ribeirinho, a profissão de pescador. Mas durante a piracema – período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida –, o pescador guarda o barco, e faz outras atividades para sustentar a família. Nesta Páscoa, a renda veio com a produção de ovos e trufas de chocolate, atividade que ele aprendeu em um curso ofertado pelo Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí.

Ele conta que foi encorajado pela esposa, Débora Teixeira, a participar da atividade.  “Assim que terminarmos as aulas, já colocamos em prática tudo que aprendemos e desde então não paramos de vender”, conta.

O pescador explica com o retorno do investimento inicial, de R$ 100, ele pretende comprar mais materiais para a produção, e ajudar com as despesas da casa. Débora conta que estava desempregada e o curso abriu novas portas para o mercado de trabalho. “Mesmo acordando 3h da manhã, estou feliz e amando essa nova atividade”.

Durante o período de Páscoa, o casal vendeu 40 ovos de chocolate no município, e já planeja produções para o Dia das Mães e Dia dos Namorados. “Só posso agradecer a Assembleia Legislativa, pois além de trazer oportunidade de bons cursos para nossos filhos, também está nos ajudando a ver novas oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho”.

A filha do casal Dafene, de 10 anos, participa das aulas de balé e informática no núcleo. A mãe, orgulhosa, conta que o sonho da filha era dançar balé. “Para mim o [programa] Abrindo Caminhos realmente abriu o caminho para tudo, para experiências, para nossos filhos e para nós mesmos”, contou.

Nas horas vagas, Dafene também ajuda os pais na fabricação de ovos de chocolate. “Adoro fazer os coelhinhos de chocolate e trufas e estou muito orgulhosa pelos meus pais”, disse a pequena aprendiz.

Núcleo

Para os interessados em fazer cursos na Escola do Legislativo ou inscrever o filho em alguma atividade do Abrindo Caminhos, o Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí disponibiliza as atividades de zumba, balé, coral, jiu-jítsu, informática, futebol, inglês, espanhol e ainda cursos preparatórios para o mercado de trabalho e concursos.

O núcleo fica localizado na Avenida, Presidente Kennedy, 1.151, Centro.

Texto: Sueda Marinho

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas