Visitas e palestras em lojas ajudam a mostrar que o Código de Defesa do Consumidor beneficia tanto os clientes quanto os fornecedores
O Procon Assembleia realizou na manhã desta segunda-feira (22), mais uma ação com para orientar fornecedores sobre os direitos e deveres contidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Uma equipe percorreu lojas da avenida Centenário, adesivando os comércios e entregando uma cópia do CDC aos lojistas. Ações educativas como esta têm sido a prioridade do órgão para resguardar as relações de consumo.
Esse trabalho se intensificou desde o ano passado, para desmistificar a ideia de que o Procon Assembleia é uma instituição que visa apenas punir os fornecedores. Pelo contrário, a premissa da instituição é mostrar que o CDC ampara clientes e empresários.
“Queremos tirar aquela ideia de que o Procon é um bicho papão, apenas com direitos para os consumidores. Muitas vezes, o direito está resguardado no CDC, mas a empresa e o fornecedor erram por desconhecer”, explicou o advogado da instituição, Samuel Weber.
O comerciante do ramo de eletrônicos, José Bezerra, recebeu a equipe do Procon Assembleia. Ele diz que conhece pouco os direitos do consumidor, mas acredita que ter em mãos o CDC o ajudará na hora de dirimir dúvidas. “O Procon existe para nos defender, e cada um tem o seu direito, tanto cliente quanto fornecedor. O nosso direito de fornecedor acaba quando começa o do cliente”, disse.
O empresário Deivid Nascimento, proprietário de uma loja de material de construção, contou que nunca temeu a ação do Procon, e que os eventuais problemas com clientes foram resolvidos no âmbito da empresa, assegurando dessa forma a satisfação de ambos. “Procuro sempre resolver na empresa os problemas que surgem da melhor forma possível, para que o cliente saia satisfeito. Graças a Deus, ao longo de mais de 14 anos, não foi preciso nenhum dos clientes recorrer à Justiça”, assegurou.
Na opinião dele, a ação realizada é uma forma de aproximar o Procon Assembleia da população e dos fornecedores. Ele lembrou que todos, em algum, momento também são consumidores e precisam ter o direito resguardado, conforme prevê a legislação. “Antigamente era difícil o acesso ao Procon. Hoje está mais fácil recorrer, as informações estão mais acessíveis e o atendimento também é melhor”, salientou.
Palestras
O Procon Assembleia também oferta palestras para as empresas, de forma gratuita, no horário mais conveniente, inclusive à noite e aos finais de semana. “E quando a empresa tem um número grande de funcionários, dividimos em grupos para que todos participem. São palestras rápidas, que orientam o vendedor a tratar bem e a ter noção do Código de Defesa do Consumidor, e errar menos”, explicou o advogado Samuel Weber.
O consumidor que tiver dúvidas pode entrar em contato por telefone 4009-4826, ou diretamente na sede do órgão, localizado na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, de 7h30 às 13h30.
Texto: Marilena Freitas
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR