Ginastas do programa Abrindo Caminhos participam de torneio regional no Amazonas

Cinco meninas de Boa Vista e quatro de Alto Alegre participarão do evento

Nove ginastas do Programa Abrindo Caminhos vão representar o Estado no Torneio Regional de Ginástica Rítmica – Norte, em Manaus-AM. O evento será realizado de 3 a 7 de julho, na Vila Olímpica do Amazonas. As alunas partem para o estado vizinho na noite desta terça-feira (2).

A professora informa que o evento deve reunir cerca de 200 atletas de várias categorias e academias. Do programa Abrindo Caminhos, participarão cinco meninas de Boa Vista e quatro de Alto Alegre. As alunas de 12 a 13 anos estrearam em competições oficiais no fim do mês passado no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica, e intensificaram os ensaios para fazerem bonito na primeira participação em um evento regional.

A professora da modalidade, Iraima Carvalho, explicou que a preparação se intensificou há um mês. Nos treinos, o grupo trabalhou desde a expressão corporal, incluindo aulas de jazz, até acompanhamento emocional. “Essa modalidade requer beleza, ritmo e expressão corporal. São fatores determinantes na competição. As meninas estão bem ansiosas e contentes”, disse a professora.

Allana Silva Costa, de 13 anos, conquistou o terceiro lugar no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica, e está ansiosa pelo resultado na competição no Amazonas.  “Estou um pouco nervosa, e espero alcançar um bom resultado, e de preferência em primeiro lugar.”

Para Ana Laura Moura, de 12 anos, disputar pela primeira vez de forma individual lhe causa nervosismo, porém, ela afirma que se dedicou aos treinos para obter uma boa avaliação dos jurados no evento. “Treinamos bastante. Estou ansiosa, desde que começamos a treinar”, disse.

Ginástica rítmica

A ginástica rítmica é um esporte olímpico em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças. A banca de arbitragem estabelece a pontuação das atletas com base na dificuldade da série, na sua execução e no seu conteúdo artístico.

Além da ginástica, o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, oferta outras modalidades como balé, coral, jazz, teatro, jiu-jítsu, futebol e informática, para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. A sede fica localizada na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará.

Foto:  Alex Paiva