De malas prontas e cheias de expectativas, três alunos do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, embarcaram nesta quinta-feira (18) para o Rio de Janeiro. Eles participarão do Campeonato Sul Americano de Jiu-Jítsu Crianças 2019, que acontecerá nos dias 20 e 21, na arena da Juventude.

Para conquistarem o primeiro lugar do pódio, os alunos intensificaram os treinos nas duas últimas semanas. A ajuda do professor Bruno Romão foi essencial durante a preparação. Eles irão competir nas categorias: infanto-juvenil II e mirim.

Apesar da experiência em campeonatos e com mais de 70 medalhas conquistadas, João Victor Romão, de 13 anos, destaca que a expectativa é grande para o Sul Americano. “Treinamos muito pesado e tivemos uma boa preparação para chegar lá com todo o gás. Esse campeonato é muito importante para mim e agradeço ao Abrindo Caminhos pela oportunidade”.

Quem também leva experiência na bagagem é Thiago Santana, de 14 anos. Treinando todos os dias, o garoto destaca também a importância da preparação mental para poder competir. “É necessário preparar a mente para não ficar nervoso. Minha família sempre me apoiou e isso é muito importante para mim”, disse.

O pequeno Ruan Guilherme Vasconcelos, de 6 anos, já conquistou duas medalhas de ouro em campeonatos e espera, nesta competição, trazer mais uma para casa. “Eu quero ser campeão de jiu-jítsu. Estou ansioso para viajar, além das minhas roupas, também vou levar minhas medalhas”, comentou.

O professor Bruno Romão acompanha os alunos na competição. Mesmo durante o recesso do programa Abrindo Caminhos, ele não deixou de treinar os garotos. “Eles aprimoraram algumas técnicas que foram importantes na preparação para o campeonato. Todos tiveram resultados positivos e estão preparados para competir”.

Bruno destacou ainda que o Campeonato Sul Americano de Jiu-Jítsu é importante para os atletas, tendo em vista a grandiosidade do evento. “É um campeonato para crianças de até 15 anos. Haverá atletas de vários países e é uma grande responsabilidade estarmos representando nosso Estado por meio do programa Abrindo Caminhos”, concluiu.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR