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Procon Assembleia orienta consumidores e empresa sobre relação de consumo

A falta de orientação sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prejudica tanto o cliente quanto a empresa. Para ajudar nessa relação de consumo, nesta sexta-feira (19), a equipe do Procon Assembleia esteve em um supermercado do bairro Cidade Satélite. Na ocasião, a população teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionados às relações de consumo.

A ideia é justamente sair do prédio e levar as informações para perto do consumidor, explicou o advogado do Procon, Samuel Weber. “Hoje, por exemplo, estamos em um bairro que é mais afastado do centro, aquele consumidor que mora aqui pode ter dificuldade de ir à sede, então trazemos essas orientações a eles”.

O advogado ressalta que orientar os funcionários da empresa também ajuda no equilíbrio dessa relação de consumo para que nenhum dos dois lados saia perdendo. Segundo ele, o equilíbrio é previsto pelo CDC. “Aproximar o consumidor do fornecedor também é um dos objetivos dessa ação”.

Trazer para dentro das instituições essas ações ajuda a acabar com o medo das empresas em relação ao Procon. O gerente, Elson Melo, conta que essa troca tem sido positiva. “A gente sempre vai estar buscando a satisfação do cliente. Quando há alguma situação, tentamos resolver da melhor maneira possível e buscamos trabalhar conforme o Código exige”.

A funcionária pública, Bruna Pinho, conta que já passou por uma situação com o esposo em que ao passar o produto no caixa, o valor estava diferente do indicado na prateleira. “A gente tirou a foto, e mostrou no caixa e lá a moça passou o preço que estava na foto. Mas quem não sabe é difícil, como uma moça que estava lá, e não fez esse procedimento.”

Segundo Samuel Weber, situações como essa são comuns. “Em supermercados, as dúvidas geralmente são em relação àquelas plaquinhas de limites de produto por pessoa, preço errado nas prateleiras. São coisas que passamos no dia a dia. O código fala que o preço precisa estar de forma clara para o consumidor.”

Os consumidores também podem tirar dúvidas direto no prédio do Procon. Além disso, qualquer empresa ou instituição que tenha interesse em levar o Procon para dar orientações sobre o CDC pode entrar em contato pelo telefone 4009-4826, ou diretamente na sede do órgão, localizada na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, de 7h30 às 18h.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Alfredo Maia

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