Esta é a segunda vez que o Núcleo da Assembleia Legislativa no município oferta este tipo de capacitação 
Passando férias em Caracaraí, a estudante de Fisioterapia, Rebeca Almeida, viu na Oficina de Bolo de Pote, ofertada nesse sábado (20), pelo Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima no município, a oportunidade de ganhar uma renda extra para custear seus estudos. Assim como ela, mais de 60 pessoas participaram da oficina.
Rebeca destaca que todo o conhecimento adquirido será importante daqui em diante. “Moro em Manaus e vim passar as férias com a minha família. Vi nesse curso a oportunidade de ganhar um dinheiro e pagar a minha faculdade. Gostei dos ensinamentos repassados e vou começar a produzir para vender”, disse.
Assim como ela, o estudante de Química, Filipe Rodrigues, aproveitou para adquirir habilidades na cozinha e conseguir ganhar dinheiro. “Eu não tenho habilidade de culinária e percebi que essa é uma boa oportunidade. A professora ensinou bem e achei interessante a técnica repassada para que dessa forma, todos saiam ganhando”.
A auxiliar de serviços gerais, Alberta Montenegro, tinha curiosidade em aprender a montar o bolo de pote. Ela que já tem um ponto comercial para a venda de lanches, aproveitou para aperfeiçoar seus conhecimentos. “Eu pretendo vender no meu ponto os bolos que aprendi a fazer aqui, além de poder levar meu conhecimento para que meu filho venda lá em Manaus e complemente o orçamento”, enfatizou.
A capacitação ocorreu nos turnos da manhã, com o ensino de algumas técnicas e manuseio de materiais, e à tarde, com a prática. A oficina foi ministrada pela instrutora Amanda de Souza, que parabenizou a participação dos alunos. “A primeira parte foi bem proveitosa e os alunos foram bem participativos, tirando dúvidas e aprendendo. Em relação à teoria, eles aprenderam como calcular o lucro que irão tirar com a venda”, frisou.
De acordo com a coordenadora do núcleo, Vaninha Andrade, o índice de desemprego no município é crescente e a oficina foi uma alternativa de renda. “Temos dados do crescente número de pessoas desempregadas aqui. Como a oficina de ovos de páscoa teve um resultado positivo, resolvemos trazer essa sobre bolo de pote e foi um verdadeiro sucesso”, concluiu.
O Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí oferece cursos por meio do programa Abrindo Caminhos e da Escola do Legislativo. A unidade está localizada na rua Presidente Kennedy, nº 1.115, no centro do município.
Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Alex Paiva
SupCom ALE-RR