Procon Assembleia realiza quase 1.800 atendimentos no primeiro semestre

O Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa de Roraima, apresentou o relatório das atividades do primeiro semestre de 2019. Os dados apontam que, de janeiro a junho deste ano, 1.790 atendimentos foram registrados e cerca de 70 atividades externas foram realizadas para a divulgação do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Eumária Aguiar, o órgão realiza um trabalho humanizado com a população, o que facilita o atendimento. “Quando o consumidor chega aqui, nós estamos realmente preocupados com a demanda dele; e esse é o nosso diferencial”.

Entre as reclamações com maior número de registros estão os atendimentos relacionados à telefonia fixa, móvel e internet, representando 37% do total, seguidos dos serviços financeiros (empresas de empréstimo consignado, operadoras de cartão de crédito, bancos), com 32%, prestadoras de serviços privados, com 22%, energia elétrica, com 6%, vícios dos produtos (bens móveis em geral), vícios de serviços, com 3% e água com 1%.

Eumária explica que quando os consumidores procuram o órgão, eles passam por atendimentos que ocorrem em fases. “Primeiro, tentamos resolver diretamente com a empresa; quando não conseguimos, vamos para a notificação; em seguida, a conciliação; e, a partir daí, quando não há acordo, vamos para Judiciário”, disse.

Os atendimentos em 2019 aumentaram em relação a 2018, quando o Procon Assembleia recebeu, no total, 2.333 reclamações. A diretora destaca a parceria com empresas para facilitar o relacionamento com os consumidores. “Temos uma boa parceria com as empresas de telefonia. Quanto aos bancos, o que acontece é que existem bancos que não funcionam aqui, no Estado, tornando mais demorado o processo”.

O órgão também desenvolve ações como adesivagem, entrega do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e palestras. Neste primeiro semestre, foram realizadas 56 palestras em escolas estaduais, com a participação de aproximadamente 7 mil discentes. Em parceria com a Defensoria Pública do Estado, o Procon realizou nove palestras por meio do programa “Sala de Espera”.

SERVIÇOS

Para solicitar palestras ou tirar dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 4009-2826, ou procurar a sede do órgão, localizada na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva