Coral Abrindo Caminhos intensifica ensaios para apresentações de Natal

Faltando pouco mais de três meses para o fim do ano, mais de 50 alunos do coral infantojuvenil do Programa Abrindo Caminhos começaram a intensificar os ensaios para aprimorar o repertório de fim de ano, que já está na ponta da língua das crianças e adolescentes.

Como parte da preparação, eles tiveram, nesta quarta-feira (28), um ensaio especial de técnica vocal com a professora Flávia Ávila Santa Rita. Ela possui graduação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já atua na área há mais de 20 anos.

Segundo a professora, será realizada uma série de preparação vocal, para otimizar volume, respiração, ressonância, pra melhorar a qualidade do repertório das crianças e a proteção da voz deles. “A gente trabalha música a música, pra deixar bem gravado na cabecinha deles o que eles precisam fazer a cada canção que eles entoam.”

Para Ana Cristina Rodrigues, de 17 anos, o ensaio especial ensinou como alongar minha voz, respirar melhor, e ouvir. “Estou muito agradecida por estar aqui e estar aprendendo. A professora é excelente, é maravilhosa, está de parabéns por desenvolver um trabalho tão maravilhoso!”

Segundo a professora de coral do programa, Kastorijane Olivera, o grupo já possui sete músicas preparadas para o repertório do Natal. “A professora Flávia vem justamente alinhar essas músicas à técnica vocal para as crianças cantarem ainda melhor essas músicas.”

Programa Abrindo Caminhos

Além do coral, o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, oferta outras modalidades como balé, ginástica rítmica, jazz, teatro, jiu-jítsu, futebol e informática, para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. A sede fica localizada na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará. Mais informações pelo telefone 98402-5014.

Texto: Beatriz Prill

Foto: Alex Paiva