Procon Assembleia participa de congresso internacional em Brasília

Nesta quarta-feira (11), data em que o Código de Defesa do Consumidor foi sancionado, há 29 anos, o Procon Assembleia participou em Brasília (DF) da primeira edição do Congresso Internacional de Direito do Consumidor. O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, reuniu representantes de diversos Procons do País e instituições internacionais, com painéis e palestras sobre a temática.

O diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, disse que o evento possibilitou conhecimento sobre o panorama geral de desafios encontrados e das novas tendências sobre a proteção do consumidor, troca de experiências que poderá resultar em inovações para o serviço disponibilizado pela Assembleia Legislativa.

No congresso participam representantes de Procons, de universidades brasileiras e estrangeiras, ministros, conselhos de temas afins, e de fornecedores de serviços como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e um dos desafios apontados foi a aproximação com o consumidor.  “Foi dado ênfase à proximidade entre as empresas e o Código de Defesa do Consumidor, mostrando que ainda há uma grande lacuna entre ambos”, explicou Rodrigues.

Apesar do desafio apresentado, o diretor avalia que o Procon Assembleia está na vanguarda quando o assunto é a proximidade com o consumidor. “Vejo que estamos à frente relacionado a isso. Temos buscado sempre a proximidade entre consumidores e empresas por meio das nossas diversas plataformas de atendimentos, sem sobrecarregar o Judiciário, o que pra nós é motivo de orgulho”.

Texto: Yasmin Guedes