Pular para o conteúdo

Soldado Sampaio quer ampliar discussões sobre a Amazônia em audiência pública na Assembleia Legislativa

Deputado apresentou requerimento durante discurso nesta terça-feira (24)

O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima para requerer à Mesa Diretora da Casa a realização de uma audiência pública, no dia 24 de outubro, para discutir a situação da exploração da Amazônia e o impacto dela na vida dos brasileiros.

Após discussões em todo o mundo sobre as condições da floresta Amazônica, com a divulgação de imagens de queimadas e destruição, o parlamentar pede para que a Assembleia Legislativa de Roraima contribua com um debate “a altura da grande da Amazônia”.
“Não podemos transformar a Amazônia num discurso eleitoreiro. A Amazônia é maior que o atual Governo ou posição eleitoral. Precisamos definir quais os caminhos que queremos para nossa Amazônia, definir como explorar”, salientou o parlamentar ao acrescentar que hoje é possível explorar os recursos naturais e preservar o meio ambiente.

Além disso, Soldado Sampaio sugere, em âmbito nacional, o fomento à pesquisa, ciência e tecnologia em universidades sobre as riquezas da Amazônia. “Não podemos aceitar quem recebe salário em dólar ou em euro dizer o que fazer ou não na Amazônia”, referiu-se a membros de ONGs (Organizações Não Governamentais) internacionais.

Para participar desta audiência pública, Soldado Sampaio anunciou que será convidado o ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, Aldo Rebelo, o professor doutor Getúlio Cruz, Aimberê Freitas, representantes de instituições superiores de ensino, como a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e Iteraima (Instituto de Terras de Roraima).

Em aparte, o deputado Jeferson Alves (PTB) relembrou uma fala proferida em rede de notícias pelo presidente da França, Emmanuel Macron, de que “estão acabando com a nossa Amazônia”. “Essa frase me deixou revoltado. A Amazônia é nossa!”, disse enquanto se dispôs a participar da audiência pública e colaborar no que for necessário.

Setor primário

Na oportunidade, Soldado Sampaio requereu ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), a criação de uma frente parlamentar do setor primário, para agilizar a deliberação de projetos, entre eles, a votação do projeto de Lei que altera a chamada ‘Lei das Terras’. “Queria apresentar essa frente parlamentar e pedir ao presidente, que seja a deputada Aurelina [Medeiros] a presidente por entender do assunto”. Ele pediu ainda celeridade na votação do projeto.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Lucas Almeida e Eduardo Andrade

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas