Pular para o conteúdo

Presença de cirurgiões dentistas em UTI será exigida por lei

Projeto que torna obrigatória a presença de profissionais de Odontologia em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e demais unidades hospitalares de internações prolongadas do Estado, foi aprovado por 17 votos favoráveis nessa quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Roraima. O deputado Neto Loureiro (PMB), autor da proposição, explicou que outros estados da federação já adotaram essa medida.

A presença dos cirurgiões dentistas no local assegura a higiene bucal e evita complicações no quadro de saúde como ressaltou o parlamentar. “Tem muitos pacientes acamados e em coma há muito tempo em leitos de UTI’s e acabam não tendo tratamento referente à saúde bucal. Foi comprovado por estudos que as infecções bucais levam a infecções generalizadas que afetam o estado de saúde do paciente.”

Na justificativa, o deputado salientou que é raro encontrar profissionais desta área integrando a equipe multiprofissional que atua nas unidades de terapia intensiva. “Os pacientes devem receber cuidados especiais constantes, não só para tratar o problema que o levou a internação”.

Após a aprovação em plenário, o texto segue para a análise do Poder Executivo, que pode sancionar ou vetar o projeto.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas