Para que mães tenham mais acesso à informação sobre os cuidados com a saúde durante a gravidez, foi aprovado nessa quinta-feira (26), um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna no Estado de Roraima. A matéria é de autoria da deputada Aurelina Medeiros (Pode), e recebeu 18 votos favoráveis, na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima.
De acordo com a deputada, a medida serve para alertar mães sobre a prevenção de problemas durante o período gestacional e na hora do parto, ao informar que Roraima possui altos índices de mortalidade materna. “Vamos levantar dados, estudar o tema e ampliar uma discussão sobre isso, sensibilizar as mães e os postos de saúde onde ocorrem o pré-natal. Para que a família tenha uma assistência em relação a isso”, explicou.
Segundo a matéria, a Semana poderá ocorrer no final do mês de maio, por ser o mesmo período da Semana Nacional de Combate à Mortalidade Materna. O texto ainda estabelece, que as atividades serão desenvolvidas pelo Poder Executivo.
Mortalidade materna – Segundo o Ministério da Saúde, a morte materna é quando ocorre durante a gestação, parto ou até 42 dias após o parto. Ela pode ser decorrente de qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez, porém não devida a causas acidentais ou incidentais. Em torno de 92% das mortes maternas são por causas evitáveis e ocorrem, principalmente, por hipertensão, hemorragia ou infecções.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Lucas Almeida
SupCom ALE-RR