No mês da campanha Outubro Rosa, o Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), programa da Assembleia Legislativa de Roraima, realizará uma programação com palestras para incentivar as mulheres aos cuidados com a saúde, na Capital e no Interior. A unidade também está arrecadando lenços e cabelos para pacientes com câncer.

Durante o mês, o Chame vai realizar palestras sobre violência doméstica e cuidados com a saúde da mulher, nos municípios de Rorainópolis, Uiramutã, Mucajaí, Caracaraí e Boa Vista. A procuradora especial da Mulher (PEM), deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), explica que neste ano, a proposta é levar informação para as mulheres que moram em lugares mais distantes, onde há poucas ações de prevenção contra o câncer de mama.
“Serão feitas palestras, principalmente nas áreas de difícil acesso, para alertar as mulheres a fazerem o autoexame das mamas, e incentivarmos também a realização da mamografia, e se der algum problema, o ultrassom de mama”, ressaltou.

O Chame recebeu convites para ministrar palestras em escolas, igrejas e postos de saúde. A coordenadora do Chame, Elizabete Brito, informa que mesmo a campanha sendo voltada para prevenção ao câncer de mama, é importante também abordar a questão da violência doméstica.
“Quando a mulher está sofrendo violência, ela fica tão vulnerável que esquece de cuidar do corpo, e a agressão é tão grande que afeta a imunidade da vítima, que não procura um médico e nem faz exames, e isso termina piorando a situação”, explicou.
Para marcar a abertura das ações da campanha Outubro Rosa, haverá um evento na sede do Chame, no proximo dia 10, às 9h, com uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher. Além de sorteio de brindes e um minicurso de maquiagem. A programação é aberta ao público,  servidoras da PEM e mulheres atendidas pelo Chame.

Lenços

O Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) aderiu, pelo terceiro ano, à campanha “Doe Lenços”, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais). Os lenços serão doados para pacientes do setor de oncologia do HGR (Hospital Geral de Roraima).
A instituição também está arrecadando cabelos para confecção de perucas, para a Ong Rapunzel Solidária, que atende crianças, jovens e adultos em tratamento contra o câncer, e outras doenças que causam a perda dos cabelos.

A população pode doar até o dia 30 deste mês, nos seguintes pontos de coleta: Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), localizado na rua Coronel Pinto, esquina com a avenida Ville Roy, nº 524, Centro; no prédio da Procuradora Especial da Mulher inserir o endereço correto.

Palestras

A coordenadora do Chame, Elizabete Brito, informa que as instituições interessadas em solicitar palestras sobre violência doméstica e saúde da mulher, podem enviar um ofício para o Chame.

A sede do Chame fica localizada na Rua Coronel Pinto, 534 – Centro. Mais informações pelo telefone 3623-2103.

Confira a programação de palestras durante o mês:  

05/10 – Escola Estadual Severino Cavalcante – 10h
07/10 – Comunidade Truaru da Cabeceira – 9h30
24/10 – Rorainópolis
25/10 – Rorainópolis
29/10 – Comunidade Enseada
31/10 – Posto de saúde Ana Pereira, em Alto Alegre

Texto: Vanessa Brito
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR