Deputados representam Roraima em evento da Unale em Pernambuco

A Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) promoveu nessa quinta-feira (3), a última edição do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania na cidade de Recife (PE). De Roraima participaram seis deputados que se dividiram em três grupos de trabalho.
As deputadas Ione Pedroso (SD) e Betânia Almeida (PV) integraram o Grupo de Trabalho (GT) sobre Violência contra a Mulher. O tema, segundo Ione Pedroso ressaltou ter projetos importantes de proteção às mulheres, como o Dia estadual de Combate ao Feminicídio, que já foi aprovado na Assembleia Legislativa.
Das palestras realizadas durante o evento, Ione Pedroso destacou a proferida pela coordenadora estadual de Políticas para Mulheres do Acre, Isnailda Souza, em que apresentou aos participantes o ‘Botão da Vida’, um dispositivo via celular onde a vítima de violência doméstica aciona a polícia em caso de violação da medida protetiva. “A Unale tem dado grande contribuição ao nosso País ao trazer para o debate público temas como Violência contra a Mulher, combate ao Suicídio e Automutilação, além da Segurança Pública”.
Já no grupo sobre Sistema Único de Segurança Pública, os deputados Renato Silva (Republicanos) e Jorge Everton (MDB) destacaram os impactos da imigração venezuelana nos setores públicos estaduais, principalmente o aumento no número da violência. “Esse Seminário é importante para tratarmos de políticas públicas nacionais, visando o ressarcimento das ações nos Estados, de ações efetivas da segurança pública”, pontuou Jorge Everton.
Ele ressaltou que a realidade de Roraima no quesito segurança pública é diferente e precisa de mais atenção. “Precisamos que a União faça o ressarcimento ao Estado das despesas em aparelhamento da segurança pública, desses presos, e esse Seminário é importante para que o Brasil se una em todas as nossas diretrizes da segurança pública”.
A troca de experiências em um evento deste porte, assegurou Renato Silva, reforça o compromisso com a população do Estado. “É um evento que soma muito para cada parlamentar levar novas ideias para seus Estados. Sairemos mais grandiosos, com muitas ideias. Roraima está bem representado”, complementou.
Autora da cartilha ‘Vamos Conversar?’ de prevenção e combate ao suicídio, a deputada Catarina Guerra (SD) aproveitou o seminário para averiguar de perto como tem sido aplicado o material levado àquele Estado pelo deputado Diogo Moraes. “A ideia do Norte foi aplicada aqui e estamos aqui para colher essas informações como o Nordeste tem aplicado”.

Tayla Peres (PRTB) e Catarina Guerra fizeram parte do grupo sobre Suicídio e Automutilação. Para Tayla Peres é necessária essa troca de informações entre os parlamentares de todas as Unidades da Federação. “Hoje o nosso Estado está com número alto de pessoas que atentam contra a própria vida e nossa participação, sem dúvida, vai enriquecer nossos trabalhos nas comissões”.

Sobre o evento

Esta foi a última edição do Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, promovida pela Unale este ano. O evento percorreu em todas as regiões do Brasil com temas ligados a Sistema Único de Segurança Pública, Suicídio, Automutilação e Violência Contra a Mulher.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jessen Peixoto (Unale)
SupCom ALERR