Pular para o conteúdo

Estudantes são orientados sobre o Código de Defesa do Consumidor

É comum se ouvir que os jovens são o futuro da nação. Pensando nisso, o Procon Assembleia tem buscado investir para despertar a curiosidade dos estudantes sobre os seus direitos. Tudo para contribuir com a formação de consumidores e cidadãos mais conscientes. Nesta quinta-feira (3) a equipe esteve na Escola Estadual Prof. Francisca Elzika de Souza Coelho orientando alunos do 8º e 9º ano. Cerca de 100 pessoas participaram da palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O palestrante, Samuel Weber, explicou que busca usar uma linguagem mais solta e com uso de exemplos, para que os adolescentes tenham interesse em saber mais sobre o assunto. “A gente brinca, fala sobre a questão do troco, do direito a cinema, passagem de ônibus. Então eles vão criando a ideia, que é a curiosidade de conhecer desde a adolescência o direito deles de consumidor.”

Ao ganhar um presente, o estudante do 9º ano Weskley Alves teve uma surpresa: a blusa não cabia. Ao ir à loja em busca da troca do produto a empresa não quis realizar a o procedimento. No momento ele conta que ficou chateado, mas agora sabe que seu direito não foi violado naquela época. Isso porque a maioria das pessoas pensa que é dever da loja esta prática, no entanto, conforme o CDC a empresa não é obrigada quando não há defeito no produto.

“Eu fiquei surpreso com tantos direitos que nós temos. Fique até sabendo que não é um direito nosso chegar à loja e exigir que troquem, pois não é obrigação deles, algumas vezes acontece como cortesia”, disse o estudante.

Para a apoiadora técnica escolar, Hucélia Damasceno, a escola é o lugar onde os jovens devem obter o máximo de informação possível. Ela destaca que o aprendizado dos alunos vai além das matérias básicas vistas ao longo da vida acadêmica deles. “Aqui nós estamos para preparar o aluno não só com armazenamento de conteúdo, mas para exercer a cidadania.”

Palestras

Do início do ano até o momento, cerca de 40 escolas na capital e interior receberam palestras semelhantes a essa. Quem tiver interesse em levar essas ações educativas a outras instituições de ensino pode entrar em contato com o Procon Assembleia pelo número 4009 – 4826 ou ir pessoalmente a sede que fica localizada na rua Agnelo Bittencourt, 232, centro.

Texto: Bárbara Araújo
Foto: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas