Bancada feminina define ações para a campanha Outubro Rosa

Para ampliar as ações da campanha Outubro Rosa, a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Roraima vai desenvolver uma programação de prevenção, além de ações específicas para as pacientes com câncer de mama. As parlamentares se reuniram na manhã de terça-feira (8) para definir as estratégias para o evento, previsto para a próxima quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa.

A bancada feminina da ALE-RR é composta por sete parlamentares: Ione Pedroso (SD), Catarina Guerra (SD), Betânia Almeida (PV), Tayla Peres (PRTB), Lenir Rodrigues (Cidadania), Angela Águida Portella (PP) e Aurelina Medeiros (Pode).

No plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, será realizada uma tarde com palestra sobre saúde da mulher e autoestima, espaço de maquiagem, histórias de mulheres que superaram o câncer de mama e uma exposição de fotos. As parlamentares também estão articulando uma sessão fotográfica de pacientes com câncer de mama e arrecadação de alimentos, que serão doados para essas mulheres.

A ideia de unir as parlamentares para aderir à campanha foi proposta pela deputada Lenir Rodrigues, que também é procuradora especial da Mulher (PEM). A intenção é incentivar as mulheres para o autoexame das mamas, e ajudar as que estão em tratamento contra o câncer de mama.

“Vamos fazer uma ampla campanha, não só para a prevenção, queremos também trabalhar com as mulheres que estão sofrendo e precisando de apoio. Às vezes a pessoa está tendo um ótimo acompanhamento pelo setor de oncologia do HGR, mas falta alimentação, ou tem a preocupação com a conta de luz”, explicou.

Lenços e cabelos

A bancada feminina apoiará a campanha “Doe Lenços”, da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais, que serão doados para pacientes do setor de oncologia do HGR (Hospital Geral de Roraima). Um diferencial será a arrecadação de cabelos para confecção de perucas, para a Ong Rapunzel Solidária, que atende crianças, jovens e adultos em tratamento contra o câncer, e outras doenças que causam a perda dos cabelos.

Os interessados podem doar no Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), localizado na rua Coronel Pinto, esquina com a avenida Ville Roy, nº 524, Centro; ou no prédio da Procuradora Especial da Mulher, na avenida Ville Roy, nº 5717, Centro.

Projetos

Após a sessão plenária desta terça-feira (08), a Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social, da ALE-RR, aprovou dois projetos, que seguem para votação em plenário.

Os projetos de leis analisados, quererem obrigar bares e casas noturnas a ajudarem mulheres em situação de risco, de autoria da deputada Lenir Rodrigues, e determinar a exposição de mensagens educativas sobre o consumo de álcool e drogas entre jovens, de autoria do deputado Chico Mozart (Cidadania).

Texto: Vanessa Brito

Foto: Lucas Almeida