Personagens de obras literárias ganharam vida na Feira de Livros realizada pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho nesta quarta-feira (9). As apresentações marcaram o encerramento do evento que, durante sete dias, possibilitou troca gratuita de livros para estimular a leitura.

A instituição arrecadou mais de 1.300 itens para o evento. Ainda há obras disponíveis na instituição até esta quarta-feira. A Escola do Legislativo fica localizada na rua Solon Rodrigues Pessoa, 1.313, no bairro Pintolândia e funciona até as 22h.

Na manhã desta quarta-feira (9), a comunidade e os alunos conheceram o Menino Maluquinho, Chapeuzinho Vermelho, e o famoso casal do cangaço, Maria Bonita e Lampião, encenados por estudantes da instituição.  Um menino feliz, agitado, sorridente, e com uma panela na cabeça representa o personagem Menino Maluquinho, interpretado pelo aluno Elias Freitas.

Na apresentação, ele contou uma pequena história e incentivou o público a ter um hábito de leitura. Atualmente, o estudante cursa inglês e espanhol na Escola do Legislativo. “Hoje em dia é tão difícil uma pessoa querer ler um livro, prefere ficar nas redes sociais, e acaba deixando de lado um instrumento que pode acrescentar conhecimento, melhorar o dialético e a pronúncia”, explicou.

A ideia partiu dos professores das disciplinas de Português/Redação e Interpretação de Textos que lecionam nas turmas de preparatórios para concurso público e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibulares.

A professora de redação e português, Laeny Amaral, uma das organizadoras da feira, explica que a proposta foi estimular o hábito de leitura dos estudantes, e proporcionar mais contato deles com a literatura brasileira.  “Às vezes uma pessoa não tem condição de comprar um livro, então fizemos essa campanha, com ajuda da comunidade, pais, professores, servidores, e o TJRR [Tribunal de Justiça de Roraima] que doou livros. Isso estimula a leitura de livros e a valorização da literatura”, disse.

 

Texto: Vanessa Brito

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR