Pular para o conteúdo

Orientações do Procon Assembleia buscam proteger idosos de abusos e cobranças indevidas

Nesta terça-feira (08), o Procon Assembleia esteve no Centro de Referência Rede Melhor Idade orientando o público sobre o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso, em evento relacionado ao Dia do Idoso, celebrado em 1 de outubro. Uma das principais demandas apresentadas por este público junto ao órgão é em relação a empréstimos consignados.

O advogado Josimar Batista esclareceu que muitas vezes os idosos procuram ajudar na renda familiar e acabam recorrendo a empréstimos. “Explicamos como funciona esse serviço e que ele não é a melhor forma de solucionar um problema financeiro”, alertou o advogado.

Na ocasião, a aposentada Zilma Barbosa tinha dúvida sobre outro assunto: após quedas de energia, equipamentos foram danificadas na residência dela, e ela questionou qual deveria ser o próximo passo para resolver a situação e não ficar no prejuízo. “Levei minha televisão na assistência e o valor para arrumar é praticamente o preço de um aparelho novo. E como não tenho o dinheiro para pagar o conserto, continuo sem televisão”, contou. Agora ela já sabe que pode solicitar o ressarcimento dos danos junto à empresa prestadora do serviço, mas que para isso é preciso cumprir alguns pré-requisitos.

Além disso, os participantes puderam perguntar sobre benefícios voltados para este público. A dona Nathalia Bezerra aproveitou para se informar onde tirar o documento que garante a vaga de estacionamento preferencial.  “Agora já me informei aqui do local onde eu posso pegar esse documento. Essa oportunidade de tirar nossas dúvidas é maravilhosa”, elogiou.

Na avaliação da gestora do projeto, Maria Tereza Vieira, o momento ajuda a esclarecer dúvidas dos idosos, dando a eles informações que os deixam preparados para reivindicar seus benefícios. “Agradeço essa parceria com o Procon Assembleia, pois nossos idosos precisam ter conhecimento dos direitos que possuem enquanto consumidores, para que não sejam prejudicados no momento da compra de produtos”, disse.

Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas