Escola do Legislativo busca parceria com instituto do Senado Federal para ampliar capacitações

Uma equipe da Escola do Legislativo visitou a sede do Intelergis (Instituto Legislativo Brasileiro), em Brasília, para conhecer os cursos realizados em busca de uma parceria para atender alunos de Roraima. O instituto é um órgão de qualificação do Senado Federal que oferta treinamentos para outras Casas Legislativas, por meio da plataforma Saberes.

Um dos principais objetivos foi firmar uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Roraima e o programa do Senado Federal para ampliar a oferta de cursos, nos modos a distância e presencial, para a comunidade em geral e servidores do Poder Legislativo.

Na tarde desta terça-feira (15), o diretor do Instituto Legislativo Brasileiro, Márcio Coimbra, recebeu os professores para acertar os detalhes do Termo de Cooperação Técnica, que deve ser firmado ainda este ano, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier. “Vocês têm uma excelente estrutura de trabalho. Nós estamos muito felizes em poder colocar o Senado e a Interlegis a serviço da Escola do Legislativo de Roraima”, disse Márcio Coimbra.

A visita durou dois dias, quando a equipe foi recebida por profissionais de diversas áreas de atuação do instituto. No primeiro dia, os servidores conheceram as instalações do edifício Senador Ronaldo Cunha Lima, onde funcionam todas as atividades. Eles puderam tirar dúvidas sobre o Portal Saberes, uma plataforma de ensino e aprendizagem que oferece cursos abertos e a distância para a comunidade legislativa e também para o cidadão em geral. Os professores também conheceram a dinâmica e a temática das oficinas oferecidas.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, destacou a necessidade de modernizar e ampliar as modalidades de capacitação no Estado. “É uma proposta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, efetivar essa parceria da Escola do Legislativo, onde a comunidade só tem a ganhar com cursos a distância”.

Para o professor Ademir Barros, a Escola do Legislativo a visita se tornou uma troca de conhecimento onde todos saem ganhando. “Descobri um núcleo muito mais amplo do que imaginava. Essa integração vai ser muito importante para a Escola do Legislativo, para as Câmaras de Vereadores dos municípios, para os deputados”, opinou.

No início deste mês, o diretor da Interlegis, Márcio Coimbra, veio ao Estado, a convite do presidente do Poder Legislativo, deputado Jalser Renier, para conhecer a estrutura educacional da instituição que oferta cursos, de forma gratuita, à população. Na ocasião, ele adiantou que o Senado disponibilizará monitores de Brasília para ministrar cursos na Escola do Legislativo.

Texto: Gabriela Nogueira

Foto:Divulgação/ Interlegis