OUTUBRO ROSA Emenda parlamentar ajudará na aquisição de mamógrafo para o Centro de Referência

Outubro é o mês dedicado para a prevenção e combate ao câncer de mama, e um dos principais desafios na rede pública de saúde é garantir um diagnóstico precoce. Para fortalecer estas ações, a Assembleia Legislativa de Roraima destinou no orçamento deste ano, R$ 500 mil em emenda parlamentar ao Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) para compra de equipamentos e materiais.

A diretora do CRSM, Marília Pinto, explicou que aguarda a liberação da verba para complementar a compra de um mamógrafo para realização dos exames no local. “O deputado Jalser Renier foi muito sensível à nossa necessidade, aproveitando o ‘Outubro Rosa’, que é um momento para divulgação sobre o câncer e a detecção precoce”, agradeceu.

Enquanto o recurso não é liberado, os exames de mamografia são encaminhados para uma empresa conveniada à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). No decorrer da campanha “Outubro Rosa”, o centro já realizou 1,5 mil encaminhamentos para mamografia. “As mulheres estão mais atentas e é responsabilidade do poder público dar atenção a estas pessoas”, ressaltou Marília Pinto.

Em abril deste ano, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima visitou o centro para conhecer de perto a estrutura física e o quadro de atendimentos da unidade de saúde, onde conversou com profissionais e pacientes. “O Centro de Referência tem meu respeito, admiração minha e da classe médica. É um trabalho de absoluta responsabilidade que o Centro de Referência faz a população de Roraima e que merece total apoio”, declarou, Jalser Renier. Ele espera que este recurso qualifique o atendimento.

No CRSM são oferecidos a população exames, atendimentos médicos, acompanhamento às grávidas de alto-risco, planejamento familiar com a colocação de DIU e realização de vasectomia, nos homens. O centro funciona na avenida Capitão Júlio Bezerra, no bairro São Francisco.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza