Quem disse que o cliente tem sempre razão? Na verdade, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) busca equilibrar os dois lados. Esse foi um dos questionamentos de empresários para o Procon Assembleia, que visitou estabelecimentos comerciais na Avenida São José, no bairro Santa Luzia, na tarde desta segunda-feira (4).

Esse foi o questionamento do empresário de uma loja de consertos em eletrodomésticos, Antônio Lima. Ele pensava que CDC apenas abrangia os consumidores. “Essa era a minha dúvida. Se um dia passar por algum problema com um cliente, posso me informar com o Procon Assembleia, e resolver a situação, da melhor forma possível e em paz”, disse.

Segundo a advogada do Procon Assembleia, Adelaid Pereira, a legislação protege o consumidor diante irregularidades na compra, assim como ajuda os fornecedores na hora de atender um cliente, quando surgir alguma dúvida. “Geralmente o fornecedor sente muita dificuldade no direito de fazer a troca de um determinado produto, se tem um prazo ou se tem que devolver o dinheiro”, explicou.

Outro atendido pelo Procon Assembleia foi o empresário de uma loja de eletrônicos, Nelson Salazar. Para ele a informação sempre é bem vinda, pois fortalece ainda mais a relação com os clientes. O empreendedor conta que não tem problemas com os consumidores, pois sempre explica sobre a garantia dos telefones, antes de vender ou consertar.   “É muito bom essa divulgação, porque o cliente pode ligar para o Procon Assembleia, e para eu saber dos meus direitos”, disse.

Troca

A advogada explica que um dos direitos desconhecidos pela maior parte dos fornecedores é que as lojas não são obrigadas a trocar mercadorias sem defeito, por questão de cor, modelo ou gosto do consumidor, por tratar-se de uma política de loja. Por outro lado, o fornecedor deve informar sua política de troca ao consumidor verbalmente ou por escrito, em nota fiscal ou em cartazes.

O consumidor ou fornecedor que tiver dúvidas pode entrar em contato por telefone 4009-4826, ou ir à sede da instituição na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, das 8h às 18h.

Texto: Vanessa Brito

Foto: H. Emiliano

SupCom ALE-RR